Você conhece ou já ouviu falar nas chamadas profissões do futuro?
Sabe quais profissões serão tendência daqui a alguns anos? Ou quais delas estão destinadas a desaparecer com o tempo?
Se a resposta é não, você corre o risco de estar desatualizado e investir em carreiras que se tornarão obsoletas em poucos anos.
É fundamental conhecer as inovações que estão surgindo no mercado para saber qual caminho seguir e, assim, garantir o sucesso profissional.
Para se aprofundar no assunto, continue lendo este artigo.
Você vai descobrir quais áreas estarão em alta num futuro próximo e como se preparar para essas novidades.
O que são profissões do futuro?
Profissões do futuro nada mais são do que as ocupações mais promissoras, que deverão se valorizar rapidamente nos próximos anos.
E a razão disso acontecer é simples.
Atualmente, a demanda por profissionais com essas habilidades começa a despontar, e a tendência é que ela só aumente.
Portanto, o profissional que estiver apto a exercer qualquer das profissões do futuro estará à frente de seus pares, garantindo as melhores posições no mercado e receitas maiores.
Isso porque, a partir do momento em que uma determinada ocupação é valorizada, a procura por profissionais que estejam habilitados para exercê-la aumenta.
Consequentemente, o valor da sua mão de obra também se eleva.
Daí as vantagens de se preparar com antecedência e adquirir qualificação para as profissões do futuro.
Quais são as principais profissões do futuro?
Como citamos acima, conhecer as profissões do futuro é extremamente importante para quem deseja se destacar e garantir uma boa colocação no mercado.
Mas você sabe quais profissões serão tendência daqui há alguns anos ou décadas?
É óbvio que não se pode dizer, com certeza, se essas ocupações ganharão muita relevância, porém há previsões bastante realistas nesse sentido.
Elas levam em consideração tendências que já despontam atualmente, em especial as inovações tecnológicas e maior demanda por especialização.
Listamos, a seguir, algumas dessas ocupações:
Atendente online de pacientes
Analista de Big Data
Designer Instrucional
Engenheiro de Mobilidade
Geneticista
Bioinformacionista
Gestor de user experience
Perito forense virtual
Gestor de memória virtual
Advogado voltado para proteção de dados
Designer de RA (Realidade Aumentada)
Investigador de Dados
Terapeuta de saúde mental
Gestor de showroom.
Como podemos observar, algumas profissões ainda irão surgir no mercado, enquanto outras já existem, mas serão aperfeiçoadas para conquistar ainda mais relevância nos próximos anos.
Quais áreas estarão em alta no mercado de trabalho?
Uma reportagem sobre profissões do futuro publicada pela revista Forbes mostrou não apenas as carreiras que estarão em alta nos próximos anos, mas também algumas áreas que se tornarão promissoras no mercado de trabalho.
A maioria das profissões que serão tendência nas próximas décadas pertence a esses segmentos. Abaixo, conheça alguns deles.
Coaching
O coaching é um dos setores que devem experimentar grande crescimento nos próximos anos, e isso não é à toa.
Afinal, através desse processo, pessoas podem desenvolver todos os tipos de competências e habilidades para alcançar as metas desejadas.
Essa metodologia também promove o autoconhecimento, empatia, capacidade de liderança, empreendedorismo e outras qualidades essenciais para uma carreira de sucesso.
Justamente por ser focado nesse aprimoramento e aperfeiçoamento, o coaching é uma área que promete estar em alta no mercado de trabalho por muito tempo.
Sustentabilidade
Cada vez mais, as empresas estão preocupadas em utilizar os recursos naturais de forma correta e adotar ações mais conscientes e sustentáveis dentro de suas corporações.
Isso ocorre por dois motivos.
O primeiro é que as próprias empresas têm percebido que, se não gerenciarem seu consumo, não terão mais recursos no futuro.
Além disso, os consumidores têm exigido esse tipo de posicionamento por parte das marcas.
Portanto, se você aprecia negócios ligados à sustentabilidade, pode ser bastante vantajoso investir no seu aperfeiçoamento e buscar oportunidades nessa área.
Infraestrutura
A modernização de processos construtivos faz da área de infraestrutura uma das mais promissoras do mercado, principalmente para profissionais que se especializarem em internet das coisas, big data e automação.
Em um futuro próximo, prédios, residências, pontes, ruas e outras construções serão projetadas de forma inteligente, com o auxílio da inteligência artificial.
Portanto, haverá forte demanda por mão de obra qualificada nesse segmento de mercado.
Saúde e Qualidade de Vida
O aumento de males crônicos como diabetes e doenças cardiovasculares tem motivado as pessoas a adotar hábitos mais saudáveis e investir em qualidade de vida.
Por isso, muitas profissões do futuro estarão ligadas a essas áreas.
Uma delas é a telessaúde. Nesse cenário, especialistas podem atender e diagnosticar pacientes remotamente, democratizando o acesso a serviços especializados.
Recursos Humanos
Outra área que deverá crescer nos próximos anos é a de RH.
As empresas têm percebido que a escolha de bons profissionais desde o primeiro momento faz toda a diferença para os resultados do negócio.
Assim, profissionais que auxiliam nessa escolha e na construção de equipes serão cada vez mais valorizados.
Marketing e Vendas
Na era digital, mudança de comportamento dos consumidores tem gerado uma verdadeira revolução em tudo o que tem relação com o marketing.
Logo, nos próximos anos haverá uma valorização dos profissionais que saibam analisar o comportamento dos consumidores e, com base nisso, elaborar estratégias mais assertivas.
Tecnologia da Informação (TI)
O avanço rápido da tecnologia fará com que a área de TI vai esteja em constante ascensão.
Hoje já são produzidas quantidades exorbitantes de dados, e a tendência é que isso aumente.
Consequentemente, será necessário contar com profissionais que possam não só analisar esses dados, mas também criar estruturas de captação.
Direito
A captação, armazenamento e uso de dados envolvem questões éticas cruciais, relacionadas à privacidade.
Nesse cenário, cresce o número de batalhas judiciais quanto ao uso dos dados e, como resultado, a demanda por advogados e outros profissionais de Direito.
A tecnologia e o mercado de trabalho
Quando falamos sobre o mercado de trabalho, é impossível não associá-lo à tecnologia.
Desde meados do século XIX, o surgimento de novas tecnologias vem impactando diretamente as profissões e estimulando o surgimento de novas ocupações no mercado.
A invenção de máquinas na lavoura, por exemplo, fez com que os trabalhadores rurais tivessem que se adaptar ao novo jeito de plantar e colher. Aqueles que não se atualizaram acabaram perdendo seus empregos.
O mesmo aconteceu com a automatização das indústrias. Antes das máquinas, todo o trabalho operacional era feito por funcionários.
Quando os processos foram automatizados, funções antes desempenhadas por uma equipe de 10 trabalhadores passaram a ser feitas por uma única máquina, obrigando a maioria dos empregados a se capacitar para atuar na área de Serviços.
Para se ter uma ideia desse avanço, na década de 1950 o setor industrial representava 40% do total de empregos dos Estados Unidos. Hoje, ele representa apenas 5%.
Os avanços tecnológicos continuam fomentando mudanças.
As profissões que deverão estar em alta em 2020 podem ser bem diferentes daquelas que despontarão em 2025, devido ao ritmo acelerado das inovações tecnológicas.
Quais as principais mudanças no mercado de trabalho?
Antes, o mercado de trabalho valorizava muito os profissionais que tinham conhecimentos específicos em determinadas funções.
Com o passar do tempo, cresce a valorização por profissionais e equipes multidisciplinares. Ou seja, é importante aprender sobre diferentes segmentos de mercado, especialmente aqueles que estão relacionados à atividade que o trabalhador desempenha.
Outra transformação evidente ocorre nos tipos de trabalho disponíveis. Anteriormente, havia muitas ocupações com rotinas operacionais, exigindo esforços físicos ou tarefas repetitivas.
Nos últimos anos, carreiras ligadas a criatividade e relacionamentos estiveram em ascensão, e essa tendência deve se manter por décadas.
O motivo dessa mudança se deve ao fato de que essas duas características são intrinsicamente humanas e, portanto, não podem ser substituídas por máquinas.
Um robô pode executar de forma exata um movimento em um processo industrial. Contudo, ele não consegue conduzir uma negociação entre fornecedores.
Por isso, o estudo sobre profissões do futuro da Forbes, bem como outros do gênero, mostram que as carreiras de destaque nos próximos anos estão diretamente ligadas à tecnologia, mas, ao mesmo tempo, a questões mais humanas.
Dicas para se preparar para as profissões do futuro
O principal insight para se preparar é adquirir qualificação nas áreas que terão maior demanda nas próximas décadas.
Por isso, preparamos uma lista com detalhes para você começar a se preparar agora mesmo.
Seja programador
Ter conhecimentos na linguagem da programação vai abrir portas para uma série de possibilidades para você.
Esse segmento é uma das grandes apostas para qualquer área de atuação no futuro, quando a convivência com máquinas no trabalho se tornará cada vez mais comum, exigindo profissionais que compreendam sua linguagem.
Ao se tornar um programador, você poderá atuar em praticamente todos os segmentos do mercado de trabalho; desde o setor de saúde até o varejo.
Todos eles utilizam algum tipo de programa ou aplicativo para a realização de tarefas e operações diárias.
Seja cientista social
Um cientista social estuda a forma como o homem se porta na sociedade. Ele desenvolve pesquisas sob diferentes aspectos, desde o político até antropológico.
Portanto, esse profissional tem um grande leque de opções de atuação.
Sendo um cientista social, você poderá atuar em empresas privadas, públicas ou ONGs, desenvolvendo projetos em Recursos humanos assessoria de imprensa, marketing entre outros departamentos.
Como se preparar para as profissões do futuro?
Para se manter atualizado, é necessário que você busque ampliar seus conhecimentos e habilidades.
Em um futuro bem próximo, os profissionais com uma cartela variada de conhecimentos e competências é que terão mais chances de se destacar no mercado.
Logo, é importante realizar cursos de diferentes áreas de atuação, principalmente daquelas citadas no tópico anterior. Além disso, é essencial investir em autoconhecimento, no desenvolvimento e aprimoramento das próprias habilidades.
Nesse cenário, uma excelente alternativa é procurar por um profissional qualificado em coaching.
Através desse processo, você conseguirá ter mais clareza sobre o que é preciso para seu crescimento na carreira, traçando metas tangíveis que levarão à conquista dos sonhos.
Durante essa jornada de conhecimento, você terá diversas oportunidades e sugestões para aperfeiçoar suas competências pessoais, e até mesmo desenvolver novas habilidade que serão de extrema utilidade no mercado de trabalho atual e do futuro.
Quais profissões serão extintas no futuro?
Uma das dúvidas mais frequentes entre os profissionais é sobre quais profissões serão extintas no futuro. Existem muitas previsões quanto a isso, que são baseadas em avanços tecnológicos e novos comportamentos do consumidor.
Contudo, é importante ter em mente que nem todas as previsões realmente se concretizam.
Vale ficar de olho nas profissões que têm muitas tarefas operacionais, pois elas podem se extinguir ou ser delegadas à inteligência artificial, que fará o mesmo serviço com um investimento menor.
Outras ocupações tendem apenas a se modificar para atender às novas necessidades do mercado.
Veja, abaixo, as profissões que devem perder popularidade ao longo dos próximos anos.
Agente de viagens
Contar com uma pessoa para planejar uma viagem foi uma necessidade durante décadas, mas essa ocupação vem perdendo relevância.
Isso porque, com os avanços nos serviços ofertados pela internet e nas informações disponíveis gratuitamente pela rede, os próprios viajantes montam seu planejamento e itinerário.
Existem sites em que é possível contratar desde as passagens aéreas até hospedagem, aluguel de carro e passeios.
Analista de risco
Por conta de tecnologias como big data e inteligência artificial, o analista de risco também vem perdendo relevância.
Hoje em dia, já existem ferramentas que conseguem prever todos os tipos de riscos, apontar medidas preventivas e corretivas.
Caixa de supermercado
Muitos supermercados e outros estabelecimentos do gênero já contam com caixas automatizados, nos quais os próprios clientes podem passar suas compras e pagar por elas.
Por meio de inovações como a internet das coisas – que permite a comunicação de objetos através da rede -, também estão surgindo lojas onde não há funcionários, nem é preciso passar pelo caixa, pois a tecnologia identifica os produtos comprados e cobra o valor do cliente via cartão de crédito.
Motorista/piloto
Há pouco tempo, modelos de automóveis autônomos pareciam coisa de filme futurista, mas eles são uma realidade presente em diversos países.
A expectativa é que, em breve, a indústria encontre meios de popularizar essas invenções, dispensando profissionais que trabalham na condução dos veículos.
Contadores e auditores
Essas profissões também tendem a desaparecer por conta da automação, IoT e inteligência artificial.
Com o uso dessas tecnologias, processos que exigem o acompanhamento desses especialistas serão automatizados.
Assim, não haverá mais a necessidade de acompanhamento ou verificação por um profissional, tendo em vista que as chances de alguma falha ou erro acontecer são bem menores quando essas tarefas são executadas por máquinas.
Conclusão
Conhecer as profissões do futuro é fundamental para se preparar para o mercado de trabalho, priorizando as demandas dos próximos anos.
Mas reconhecer e desenvolver os atributos necessários para uma carreira promissora nem sempre é uma tarefa simples.
A boa notícia é que existe um processo que ajuda no aperfeiçoamento pessoal e profissional, servindo aos mais diversos propósitos.
Investindo no coaching, você poderá desenvolver as competências de que precisa para se inserir nas novas demandas que estão surgindo, fortalecendo a criatividade e relacionamentos.
Assim, você estará pronto para garantir um lugar de destaque no mercado.
HORA DA REVISÃO
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Habilidades e competências para as profissões do futuro”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
A evolução do mercado de trabalho
Não precisamos olhar muito para o passado para perceber como o mercado de trabalho mudou. Há poucos anos a pessoa que tinha uma graduação encontrava inúmeras oportunidades de trabalho. Hoje, ser graduado é básico e para se tornar competitivo é necessário ter um diferencial.
Além disso, perceba que em uma linha de produção, por exemplo, quem faz o trabalho pesado são as máquinas, os robôs, enquanto os seres humanos são responsáveis apenas por abastecê-las, controlá-las e consertá-las.
Por isso, os profissionais precisam ter uma especialização, já que o conhecimento tem sido muito mais valorizado do que a força física. Vivemos em um mundo que está se tornando totalmente tecnológico, então, apenas ser alfabetizado não é suficiente. É necessário dominar esses conhecimentos de tecnologia.
Mas as mudanças continuam, porque atualmente são valorizadas diversas habilidades que antes não faziam muita diferença na contratação de um profissional. Sendo assim, além de uma excelente teoria, as profissões do futuro exigem versatilidade, dinâmica, criatividade, raciocínio lógico, liderança, entre muitas outras características.
E, já que falamos sobre elas, veja a seguir uma lista de profissões que estarão em alta daqui há alguns anos. Perceba que algumas delas já estão no mercado em busca de profissionais capacitados:
desenvolvedor de software;
analista de Big Data;
arquiteto e Engenheiro 3D;
analista de Business Intelligence;
produtor de conteúdo;
analista e programador de Internet das coisas;
cientista de Dados;
roboticista;
impressor 3D;
arquiteto de novas realidades;
designer de órgãos;
designer de redes neurais robóticas e inteligência artificial;
protético robótico;
terapeuta de empatia artificial;
engenheiro de nanorrobôs médicos;
advogado especializado em drones e segurança cibernética.
Não é interessante? Não se preocupe se algumas dessas profissões do futuro ainda são desconhecidas por você, porque muita gente não as conhece. O importante é ter a consciência de que o mercado de trabalho está mudando.
Disponível em: https://www.happycodeschool.com/blog/profissoes-do-futuro/ (Adaptado)
TEXTO II
As competências e profissões do futuro para o mercado de trabalho
O século XIX foi palco de uma série de transformações que mudaram para sempre a forma do ser humano se relacionar com o trabalho. Com as máquinas a vapor e a produção em série da Primeira Revolução Industrial surgiram uma variedade de profissionais e profissões que até então não existiam, além de oportunidades e desafios voltados à mão de obra para operação de equipamentos e manutenção.
Algo similar está acontecendo desde a virada para o século XXI, marcada por invenções disruptivas como a do primeiro iPhone, apresentado por Steve Jobs em 2007.Passamos a viver em um mundo no qual a conectividade, os aplicativos e avanços tecnológicos estão ao alcance da mão. Isso revolucionou o mercado que se abre caminho para novas possibilidades e faz com que as profissões do futuro ganhem espaço, demandando o desenvolvimento de novas competências. É a Quarta Revolução Industrial.
Todo esse histórico foi apresentado por Marcelo Veras, sócio e membro do conselho da empresa Inova Consulting. “É muita coisa ao mesmo tempo, tudo aqui e agora”, afirma. “Muitas profissões nascem desse tsunami de áreas como a nanotecnologia, a inteligência artificial e a computação cognitiva”. Se antes já havia uma dificuldade para escolher uma carreira na qual seguir, hoje as possibilidades são ainda mais variadas, acredita o especialista.
Segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, entre 65% e 70% das crianças que ingressam no ensino fundamental atualmente trabalharão em empregos que sequer existem nos dias de hoje. Além disso, 50% das empresas pretendem automatizar e reduzir parte do tempo de trabalho de seus empregados até 2022, de acordo com a mesma pesquisa. Outro dado interessante mostra que 54% dos trabalhadores devem se requalificar e adquirir novas competências relacionadas a pensamento crítico, inovação, criatividade e proficiência em novas tecnologias.
Tudo isso significa que nós, seremos humanos, precisaremos aprender constantemente, e não apenas durante uma graduação para seguir em determinada carreira. Até porque seremos cada vez mais influenciados pelas transformações digitais, seja em carreiras consideradas tradicionais, nas tecnológicas ou mesmo nas que ainda não existem, diz o especialista. “Os conhecimentos vão mudar tanto que será preciso agregar aprendizados ao longo da vida”, aponta Veras.
Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/educacao-do-seculo-xxi/as-competencias-e-profissoes-do-futuro-para-o-mercado-de-trabalho/
TEXTO III
Nenhum comentário:
Postar um comentário