Estamos ainda em tempo de férias de natal e do primeiro dia do ano. O que você fez para celebrar isto? Você esteve com a família e depois com os seus amigos? Na sociologia, a família e os amigos se chamam “instâncias de socialização”. Vamos falar sobre isto depois.
Na França, a maioria das pessoas passam o natal com a família e o fim do ano com os amigos. A diferença principal é que, aqui, estamos no inverno. Hoje, faz 0 grau em Paris. E outra diferença, no natal nos vestimos como se fôssemos a um casamento. Então, se vestir bem é uma norma social na França relacionada ao natal. Além disso, para o natal, nós comemos sempre uma sobremesa que se chama “une buche”. Coloco aqui a minha sobremesa deste natal para que você possa imaginar melhor. O fato de comer no natal uma “buche”, isso se chama na sociologia uma prática social. As práticas sociais são as maneiras de fazer, os comportamentos concretos dos atores sociais.
Buche
Então, para falar de sociologia, vamos relacionar estes dois eventos (natal e o 31 de dezembro) com um tema de sociologia que é a socialização e sobre as instâncias de socialização. Este tema é muito importante na sociologia, ja falei disso em numerosos artígos, então é importante falar deste tema com mais calma.
Primeiro, como sempre… As definições.
Existem varias definições da “socialização”. Porém, em geral, a socialização é um processo que continua toda a vida, onde o indivíduo integra elementos socio-culturais da sua cultura. É um proceso que permite à sociedade integrar indivíduos como um ser social transmitindo valores.
Os comportamentos dos indivíduos não são naturais, são culturais. Na verdade, são o resultado da integração dos valores, das normas sociais e dos papéis sociais. A socialização começa na infância, esta etapa se chama “socialização primária”, e continua por toda a vida. Durante a socialização primária, a família, a escola e os amigos têm um papel particularmente importante. O sociólogo e psicólogo George H. Mead explica que os meninos se identificam com as pessoas que estão ao seu redor: pais, amigos e também os personagens da televisão, etc. Segundo ele, os meninos vão reproduzir os comportamentos destas pessoas que são valorizadas por ele.
Além disso, se um menino não respeita as normas sociais, os pais ou o professor vão lhe dizer que não está bem comportar-se assim. Então, quando o menino não respeita a norma, uma sanção negativa vai aparecer. Assim, em geral, o menino, vai ter mais vontade de ficar dentro da norma social para não receber muitas sanções negativas. A socialização consolida a probabilidade de ter um comportamento considerado como normal. Porém, é verdade que, às vezes, a escola e a família não respeitam os mesmos valores. O indivíduo tem a sensação de ser livre do seu comportamento, porém, na verdade, é so o resultado da sua socialização. Cada cultura compartilha um patrimônio cultural que permite interações sociais. Por exemplo, na França, para nos cumprimentarmos, damos dois beijos nos amigos. Todos os franceses sabem disso graças à socialização.
A socialização secundária é posterior à socialização primária, existe quando você chega à idade adulta. Aqui, a socialização integra o indivíduo em novos contextos (no trabalho, por exemplo). O indivíduo vai aprender novos papéis.
Existem 3 tipos de mecanismos de socialização:
– A socialização por aprendizagem: O individuo se socializa quando ele aprende os valores, as normas sociais. Por exemplo, o professor diz explicitamente o que ele tem de fazer e não fazer.
– A socialização por imitação: O individuo reproduz os comportamento que ele pode ver.
– A socialização por identificação: O indivíduo vai se identificar com outras pessoas (pais, etc.)
Agora, falamos dos agentes de socialização. A socialização permite a relação entre o indivíduo e um grupo social que mistura normas e valores. Estes grupos são os agentes de socialização. Há vários: podem ser a família, a escola, as associações, as empresas, etc.
Para a socialização primária, a família tem o papel mais importante. Os pais transmitem ao filho a língua, os valores gerais, as normas, a maneira de se comportar, os costumes, a cultura, etc. Depois, a escola permite transmitir a cultura do país. As associações permitem completar a socialização e o papel dos pais. Também, as mídias (televisão, rádio, internet) são um agente de socialização. Por exemplo, um adolescente pode se identificar com um personagem de uma telenovela. Além disso, os amigos têm um papel também importante. Os grupos de amigos compartilham valores e normais sociais, como a maneira de falar e as práticas culturais, por exemplo.
Para a socialização secundária, os indivíduos que trabalham com você são os seus agentes de socialização. Segundo Peter Berger e Thomas Luckman, a socialização secundária é a socialização que quer interiorizar os valores e as normas próprias a um grupo profissional. Aqui, o indivíduo vai aprender os valores da empresa. A família tem um novo papel na socialização. Por exemplo, o marido é um novo agente de socialização. Podemos citar as associações como, também, agentes de socialização.
DINÂMICA
Formado um grande circulo ,homens fora e mulheres dentro ajoelhadas ,um homem deverá ficar viúvo ( sem a companheira),ao sinal ele pisca para as umas das que estão ajoelhadas ,assim tentando roubar a mulher do outro parceiro ..do lado da frente..o parceiro ao perceber que ele piscou para sua mulher ele deverá toca-la antes que ela saia se conseguir toca –la continua casado e se não conseguir sua parceira vai com o outro colega.Assim com ele recomeçando toda a brincadeira.
ATIVIDADE PROPOSTA
1.O que você entende por socialização?
2.Explique qual é a importância da socialização para um indivíduo?
3.Explique como e quando ocorre o processo de socialização de um indivíduo? Esse processo é efêmero?
4.Explique baseando-se nas imagens abaixo como o processo de socialização se alterou ao longo do tempo.
5. Ouça a música Problema Social do cantor Seu Jorge:
Se eu pudesse eu dava um toque em meu destino
Não seria um peregrino nesse imenso mundo cão
Nem o bom menino que vendeu limão e
Trabalhou na feira pra comprar seu pão
Não aprendia as maldades que essa vida tem
Mataria a minha fome sem ter que roubar ninguém
Juro que nem conhecia a famosa funabem
Onde foi a minha morada desde os tempos de neném
É ruim acordar de madrugada pra vender bala no trem
Se eu pudesse eu tocava em meu destino
Hoje eu seria alguém
Seria eu um intelectual
Mas como não tive chance de ter estudado em colégio legal
Muitos me chamam pivete
Mas poucos me deram um apoio moral
Se eu pudesse eu não seria um problema social
e eu pudesse eu não seria um problema social
1.O que você entende por socialização?
2.Explique qual é a importância da socialização para um indivíduo?
3.Explique como e quando ocorre o processo de socialização de um indivíduo? Esse processo é efêmero?
4.Explique baseando-se nas imagens abaixo como o processo de socialização se alterou ao longo do tempo.
5. Ouça a música Problema Social do cantor Seu Jorge:
Se eu pudesse eu dava um toque em meu destino
Não seria um peregrino nesse imenso mundo cão
Nem o bom menino que vendeu limão e
Trabalhou na feira pra comprar seu pão
Não aprendia as maldades que essa vida tem
Mataria a minha fome sem ter que roubar ninguém
Juro que nem conhecia a famosa funabem
Onde foi a minha morada desde os tempos de neném
É ruim acordar de madrugada pra vender bala no trem
Se eu pudesse eu tocava em meu destino
Hoje eu seria alguém
Seria eu um intelectual
Mas como não tive chance de ter estudado em colégio legal
Muitos me chamam pivete
Mas poucos me deram um apoio moral
Se eu pudesse eu não seria um problema social
e eu pudesse eu não seria um problema social
Após ouvir a canção responda:
a.Questões sociais como as retratadas na canção acima, influencia no comportamento dos indivíduos?
b.Explique a distância social existente entre a burguesia e a personagem da canção?
fonte: http://www.sociologia.com.br/a-socializacao-e-os-agentes-de-socializacao/
https://www.acessaber.com.br/wp-content/uploads/2017/10/socia-respo.pdf
https://www.acessaber.com.br/wp-content/uploads/2017/10/socia-respo.pdf