O uso de celulares dentro das salas de aula é proibido, essa proibição se deu devido ao uso abusivo da tecnologia dentro das escolas e principalmente, durante as aulas. O uso do celular em sala de aula muitas vezes causa problemas e constrangimento entre professores e alunos. Em contrapartida a UNESCO acredita que os aparelhos podem sim auxiliar no processo de aprendizado. A organização lançou um guia que traz 10 recomendações para ajudar governos a inserir o uso de celulares em escola. Além disso, no documento estão 13 motivos para fazer dos aparelhos aliados da educação.
Conteúdos:
Sociabilidade através da internet
Objetivos específicos:
Estimular a análise imagética, a partir de fotografias de nossa comunidade tiradas com a câmera do celular, pelos próprios alunos;
Trabalhar o som como elemento importante de referência à imagem, através da gravação de áudio com o uso do celular;
Debater com os alunos em que medida o relacionamento social através da internet pode nos aproximar ou nos afastar das pessoas.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
Acesse a webquest para realizar as atividades:
Após ler o texto realize a atividade abaixo. Para resolvê-la leia as orientações com atenção. Não esqueça de colocar seu nome completo na atividade. Ao terminar click em “Finish” (finalizar). Depois selecione “Enviar as minhas respostas ao professor” e mandar para o e-mail: angela.boscardin@gmail.com
A Jovem Guarda foi um programa de televisão surgido em meados da década de 1960, que mesclava música, comportamento e moda.
Surgida em agosto de 1965, a partir de um programa televisivo exibido pela TV Record, em São Paulo, apresentado pelo cantor e compositor Roberto Carlos, conjuntamente com o também cantor e compositor Erasmo Carlos e da cantora Wanderléa, a Jovem Guarda deu origem a toda uma nova linguagem musical e comportamental no Brasil. Sua alegria e descontração transformaram-na em um dos maiores fenômenos nacionais do século XX.
Sua principal influência era o rock and roll do final da década de 1950 e início dos 1960. Grande parte de suas letras tinham temáticas amorosas, adolescentes e açucaradas - algumas das quais, versões de hits do rock britânico e norte-americanos da época.
Por essa inspiração, a Jovem Guarda tornou-se o primeiro movimento musical no país que pôs a música brasileira em sintonia com o fenômeno internacional do rock da época, catalisado especialmente pelos Beatles.
Além de Roberto, Erasmo e Wanderléa, destacaram-se no movimento artistas como Ronnie Von, Eduardo Araújo, George Freedman, Wanderley Cardoso, Sérgio Reis,Sérgio Murilo, Arthurzinho, Ed Wilson, Jerry Adriani, Evinha, Martinha, Lafayette, Vanusa, além de bandas como Golden Boys, Renato e Seus Blue Caps, Leno e Lílian, Deny e Dino, Trio Esperança, Os Incríveis, Os Vips e The Fevers.
Fenômeno midiático que arrastou multidões, também designado como iê-iê-iê, em alusão direta à musica dos Beatles, a Jovem Guarda era vista com restrições por setores da crítica, uma vez que sua música era considerada alienada pelo público engajado, mais afeito, primeiro à bossa nova e, depois, às canções de protesto dos festivais.
ATIVIDADES PROPOSTAS
1º
momento
- Assistir vídeos
sobre a história do movimento chamado jovem guarda
- Dividir a turma em 6 grupos.Cada equipe realizará uma atividade proposta:
- Entrevistar pessoas que viveram no período da Jovem Guarda. (Gravação de áudio)
- Entrevistar jovens da atualidade (Gravação de áudio)
- Entrevistar pessoas que presenciaram a Jovem Guarda. (Gravação de vídeo)
- Entrevistar jovens da atualidade (Gravação de vídeo)
- Pesquisar sobre os movimentos atuais:
Movimento Black Bloc e Movimento passe livre
OBS: Os grupos que escolherem os movimentos atuais deverão esquematizar os temas escolhidos.
Roteiro para entrevista: Os entrevistados poderão escolher de 4 a 5 questões e responder
Roteiro para as pessoas que viveram no período da Jovem Guarda.
- Apesar de ser um movimento sem teor político, a Jovem Guarda virou um modelo para os jovens. A que se deve esse fato?
- Quais músicas podem ser consideradas os hinos da Jovem Guarda?
- Para os jovens que não conheceram a importância a Jovem Guarda, como você definiria o movimento?
- O que você significou a Jovem Guarda pra você?
- Você acha que a Jovem Guarda morreu ou ainda existe? Há algum movimento recente a que ela possa ser comparada?
- De que maneira você acha que a Jovem Guarda contribuiu para a cultura brasileira?
- Em sua opinião, quais são as principais mensagens transmitidas pela Jovem Guarda?
- Quais jovens eram retratados com “a” juventude nas décadas de 1960 e 1970?
- A juventude de hoje é diferente da juventude de ontem? Tem anseios diferentes?
Roteiro para os jovens da atualidade:
- Quais jovens aparecem muito nos jornais e nos canais de TV hoje em dia?
- Você se sente representados pelos movimentos sociais ou partidos? Por quê?
- Quais são os grandes temas que deveriam mobilizar os jovens para a realização dos movimentos sociais?
- Qual é a força da jovem guarda sobre a moda hoje? Ela continua influenciando o consumo no Brasil?
- Como você vê o atual movimento da moda no Brasil e no mundo?
- Como você tem observado os movimentos dos grupos jovens utilizando a musica e a moda para expressar sua valorização de sua identidade cultural?
- Qual a banda ou grupo musical representa suas idéias ou ideais?
5º momento
- Realizar apresentação aos demais colegas após confeccionarem os mapas conceituais
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullyingentre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
1º momento: Realize um esquema em forma de mapa conceitual sobre o texto, utilizando o programa Cmap tools.
2º momento: Quando seu mapa conceitual estiver pronto encaminhe para o seguinte e-mail:
angela.boscardin2@gmail.com
3º momento: Pesquisa
1. O que vocês entenderam por Bullying?
2. Há uma tradução exata para esta palavra- Bullying?
3. Todas as pessoas podem sofrer com o Bullying? Por quê?
4. Pessoas famosas já sofreram Bullying?
5. O Brasil é o único país que sofre com o Bullying?
6. Por que nos Estados Unidos a freqüência do Bullying é maior?
7. Quais as cidades do Brasil que tem o índice mais elevado sobre o Bullying?
8. Há mais Bullying na escola particular ou na escola pública?
9. É impossível não ter o Bullying?
10. Existem outros tipos de Bullying?Quais?
11. Qual forma de Bullying é mais frequente?
12. Quem prática mais o Bullying: meninos ou meninas?
13. Quais são os sinais de alertas para os pais, para que eles possam perceber se os filhos estão sofrendo Bullying?
Intitulamos “droga” qualquer substância e/ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc.; um pequeno comprimido para aliviar uma dor de cabeça ou até mesmo uma inflamação, é uma droga. Contudo, o termo é comumente empregado a produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que leva à dependência como o cigarro e o álcool, que por sua vez têm sido sinônimo de entorpecente.
As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro, alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas.
O que leva uma pessoa a usar drogas?
Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou aguentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.
1- Entre na webquest e resolva o que lhe é proposto:
Drogas são substâncias naturais ou sintéticas que afetam os processos da mente ou do corpo quando introduzidas no organismo.
Embora o termo possa se referir a qualquer composto utilizado no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, na maioria das vezes é utilizado para se referir a substâncias usadas recreativamente em função dos efeitos narcóticos que exercem sobre o sistema nervoso central.
Se a droga é usada recreativamente, é porque proporciona experiências de prazer. Isso leva parte dos usuários ao uso contínuo e à dependência. Por este motivo, a definição de drogas atualmente abrange também produtos tóxicos legais que são utilizados de forma excessiva, como o cigarro ou o álcool.
Assista o vídeo a seguir:
Atividades Propostas:
1 º momento
Os alunos serão divididos em grupos e realizarão pesquisas referentes aos temas:
Consequências das drogas na sociedade e na vida familiar.
A influência dos amigos
Legalização da maconha
Consumo das drogas na adolescência
2 º momento
Criar hipertextos com hiperlinks
3 º momento
Elaboração das perguntas que farão parte da entrevista
Entrevistar um ex-drogado ou um drogado tendo o cuidado de mante-lo no anonimato.