O Real Forte Príncipe da Beira, também referido como Fortaleza do Príncipe da Beira, localiza-se na margem direita do rio Guaporé, atual município de Costa Marques, no estado de Rondônia, no Brasil.
Em posição dominante na fronteira com a Bolívia, esta fortaleza é considerada uma das maiores edificadas pela engenharia militar portuguesa no Brasil Colonial, fruto da política pombalina de limites com a coroa espanhola na América do Sul, definida pelos tratados firmados entre as duas coroas entre 1750 e 1777.
Origem do nome
"Príncipe do Brasil" era então o título do herdeiro ou herdeira da Coroa Portuguesa, assim como "Príncipe da Beira" era o título do seu primogênito ou primogênita (i.e., privativo dos netos primogênitos sucessores presuntivos na coroa dos Reis de Portugal). Assim, o forte, iniciado em 1776, foi batizado em homenagem a D. José de Bragança (futuro Príncipe do Brasil), que então era ainda apenas Príncipe da Beira, título que manteve brevemente até sua mãe, D. Maria I de Portugal, subir ao trono no ano seguinte (1777), quando ele próprio passou a Príncipe do Brasil. O Príncipe D. José morreu novo, não chegando a reinar, pelo que lhe sucedeu como Príncipe do Brasil o seu irmão menor, o futuro Rei D. João VI. O Príncipe da Beira, D. José era neto materno do Rei D. José I, e neto paterno de D. João V, avós esses que eram pai e filho, respectivamente, pois a rainha D. Maria I foi casada com um tio, o Duque de Beja, depois D. Pedro III de Portugal. O Príncipe da Beira, e depois do Brasil, D. José, foi casado, sem descendência, com uma tia, a infanta D. Maria Francisca Benedita, filha irmã mais nova de D. Maria I.
Metodologia de Sociologia
Os alunos serão divididos em 5 grupos onde deverão acessar os links disponibilizados no Blog: sociologiasenatore.blogspot.com para que possam realizar as leituras dos textos selecionados.
Sites a serem visitados para a realização das atividades:
Lendas e estórias
Festas e tradições regionais-
Festival de praia as margens do Rio Guaporé
Campeonato de pesca
Conhecimentos tradicionais: rezas e plantas medicinais
Cada grupo deverá escolher um tema. Cada turma ficará responsável para desenvolver uma ação pré-estabelecida. Após todas as atividades desenvolvidas os alunos compartilharão os produtos finais para a comunidade escolar e a comunidade em geral, em uma noite cultural denominado “Dia D”.
1º ano- Confecção de
um folder explicativo.
2º Passo: Após assistirem o vídeo, realizem a leitura dos textos selecionados para que possam compreender os assuntos que estão sendo abordados.
3º Passo: Assistam ao tutorial disponível no site: https://img2.blogblog.com/img/video_object.png
Caso necessitem assistam ao vídeo abaixo para que possam compreender melhor: https://img2.blogblog.com/img/video_object.png
4º Passo: Confeccionem um folder contendo a divulgação do "Dia D" e os temas abordados. Lembre-se que, no folder, devem constar informações importantes, tais como:
· Nome do evento
· Lugar de realização do evento
· Horário
· Principais informações sobre o tema abordado
Nessa etapa vocês contarão com uma colaborada (Osnier Gomes Pereira Machado e Érika Cândida Rosa) para que possam efetuar essa etapa com êxito.
5º Passo: Após a confecção do folder realizar a distribuição para comunidade escolar e a comunidade em geral, para que possam prestigiar os trabalhos realizados pelos educandos desta instituição.
2º ano- Confeccionar um mapa conceitual
utilizando o programa Cmap Tools.
1º Passo: Escolher o tema e esquematizar os mapas conceituais.
2º Passo: Os esquemas realizados no momento anterior deverão ser revisto e reorganizados, realizando as devidas correções pelo professor regente. Neste segundo momento os alunos devem formalizar os mapas conceituais.
Nesta etapa vocês contarão com ajuda e a supervisão da professora Angela Boscardim Senatore.
3º Passo: Os grupos deverão apresentar seus mapas para a turma e em seguida destacar as principais ideias. Nessa etapa os alunos deverão construir um novo mapa (único) com todos os temas abordados e será utilizado o programa Cmap tools.
Esta abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significada a partir da sua predisposição para realizar esta construção. Servem como instrumentos para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz.
Um mapa conceitual é uma forma gráfica de representar um conjunto de conceitos que possuem relações entre si. A montagem do mapa deve ser feito de tal forma que tais relações estejam evidentes.
4º Passo: Os alunos deverão escolher um orador para que o mesmo possa explanar o assunto no "dia D"
3º ano- Realizar uma
entrevista com um morador antigo sobre o tema escolhido. ( Aula de campo)
1º Passo: Decidir o que será abordado no vídeo (lembrando que a entrevista deve estar relacionada ao tema escolhido);
2º Passo: Após a escolha do assunto, pesquisar em fontes confiáveis e estudar sobre o assunto;
3º Passo: Desenvolver o roteiro do vídeo, neste passo é importante que o grupo decida onde e como irão ocorrer as gravações;
4º Passo: Elaborar questões para que a entrevista seja realizada com sucesso evitando muitos improvisos;
5º Passo: Escolher um entrevistado, dando preferência a um morador antigo;
6º Passo: Após as gravações dos vídeos os grupos deverão editar o material. Nessa etapa vocês contarão com uma colaborada do LIE (Ana Campana) para que possam efetuar essa etapa com êxito.
7º Passo: Após o término do vídeo cada grupo deverá apresentá-lo. Antes da apresentação o grupo deverá explicar como foi trabalhar com a elaboração de um vídeo. Comentar seus anseios e frustrações.
HISTÓRIA
HISTÓRIA
1º ano- Criação de Slides
Realizar leituras de textos referentes comunidades quilombolas existentes no Real Forte príncipe da Beira.
Nas buscas em sites procurar priorizar o quadro social, econômico, político e cultural dessas comunidades quilombolas e os problemas enfrentados por elas deste a construção do Forte príncipe da Beira aos dias atuais.
Enquanto os alunos realizam as leituras farão anotações relevantes para que possam inserir em seus slides.
Em seguida começarão a produção dos slides (Power point) e sua inserção no slideshare.
Passo a passo para inserir seu slide no slideshare:
- Inscrever-se em http://slideshare.net/, clicando lá em cima e à direita em SignUp e criando um nome de usuário (username) e uma senha (password).
- Logando no SlideShare, você encontrará os espaços: Home = página inicial My Slidespace = aqui estarão as suas apresentações. Upload = aqui você envia as suas apresentações para o Slideshare.
- Clique na aba Upload, localize o arquivo no seu computador, digite o título da sua apresentação (Title); descreva-a (description); classifique-a com palavras-chave (tags). Clique no botão Upload. Em breve sua apresentação estará em My Slidespace.
- Topics & Tags = as principais classificações (tags) de slides feitas pelos membros do SlideShare. Compartilhando seus Slides Ao entrar no My Slidespace e clicar numa de suas apresentações você verá uma tela como a abaixo. (clique na imagem para ver em tamanho maior)
- À esquerda o aplicativo que permite visualizar a apresentação. À direita, os dados de identificação com título, data, classificações, comentários, número de visitas,...
- Abaixo, em Embed, o código que deve ser adicionado à postagem do blog para compartilhar a apresentação (veja o exemplo abaixo) e em Slide URL o endereço da apresentação lá no SlideShare.
- Em seguida realizar a divulgação do link no blog Memorial criado pelos alunos do “3º ano B”.
2º ano- criação de webquest
Os alunos irão assistir um vídeo no qual são apresentados o passo a passo da criação de webquest. O Vídeo 1 encontra-se disponível no site abaixo:
Vídeo - Tutorial: Webquest Seminário Virtual (Motivação)
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tBzzQoUvwJc
Finalizada a exibição do Vídeo, os alunos devem retomar os grupos organizados previamente, para a construção da webquest.
O conteúdo a ser abordado na webquest será “Fortificações Brasileiras”.
Os alunos devem acessar o site abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente a webquest. Inicialmente, deverá fazer a inscrição do seu webquest com uma senha.http://www.zunal.com.br
Finalizada a inscrição, os grupos deverão iniciar a inclusão nos webquests das informações e imagens selecionadas.
Em seguida realizar a divulgação do link no blog Memorial criado pelos alunos do “3º ano B”.
3º ano- Confecção de uma linha tempo e construção de um blog
No primeiro momento, os alunos realizarão leituras onde possam destacar os principais acontecimentos registrados no Forte Príncipe da Beira.
A partir daí, os alunos construirão uma linha do tempo, começando pelo início de sua construção, enumerando os acontecimentos que eles consideram como relevantes até os dias atuais.
Nessa linha do tempo os alunos podem ilustrá-la, dando-lhe as cores e a sua marca a esse projeto autoral. Em seguida os alunos socializarão esta linha do tempo no “Dia D” com o restante da comunidade.
Será criado um Blog Memorial para que os alunos possam registrar coletivamente os resultados e impressões obtidas durante cada etapa do processo (A viagem). O grupo poderá participar da construção do blog da seguinte forma: agregando comentários e relatos sobre a execução da atividade; fotos e vídeos que realizarem durante a aula passeio descrevendo o que mudou em relação a sua concepção anterior sobre o que seria uma pesquisa e da importância que esse trabalho teve para ele; enumerar pontos positivos e negativos que aconteceram ao longo da sua execução, suas ansiedades e frustrações. O blog criado será batizado pela própria turma.
ü FILOSOFIA
- Explique que diante das situações adversas os indivíduos são levados a se posicionar passivamente, sem questionamento, ou ativamente, questionando. Estas duas formas definem em grande medida o que é senso comum e o que atitude filosófica.
- Os alunos vão pesquisar em pequenos grupos “estórias” relacionadas ao Forte Príncipe da Beira que demonstrem o “senso comum” (relatos da população do local etc) junto com “histórias” lógicas e objetivas e críticas. (Notícias de jornais, revistas etc), contrapondo o senso comum ao conhecimento científico e filosófico.
- Depois da seleção e catálogo dos melhores textos, os alunos deverão estabelecer as diferenças entre atitude filosófica e senso comum. Pode-se fazer um quadro contendo as características de cada uma das formas de conhecimento.
Senso
comum
|
Conhecimento filosófico
|
Metodologia 2º Ano- a estética a
questão da beleza
- Como chegamos a saber o que é o belo?
- O aluno poderá aprender com esta aula noções de estética, conceitos de beleza e feiura, a questão do gosto, da arte e da recepção artística utilizando imagens do Forte Príncipe da Beira.
- Algumas sugestões que podem ser colocadas no quadro ou no Datashow que levanta questões que incentivem os alunos sobre o tema:
- Dimensão filosófica: o que é o belo? Existe relação do belo com a estética? Quais os filósofos que discutem a estética?
- Dimensão histórica: Na construção e estilo arquitetônico do forte príncipe da beira, havia alguma preocupação com um estilo de beleza? Qual a importância da estética para o povo daquela época? Existe diversidade de opinião sobre este tema?
- Dimensão artística-social: que padrão de beleza existia na sociedade daquela época? E que noção de beleza existe naquele forte nos dias de hoje?
- Depois de analisar todas estas questões, escrever um relatório no caderno.
Metodologia 3º ano- a Ética e
política
- Refletir sobre as implicações éticas e políticas na construção e manutenção do forte príncipe da Beira.
- Questionar porque não há a preocupação com a preservação do patrimônio e o resgate da história. Indagar sobre o que eles tem a esconder?
- Pesquisar, recolher e analisar a histórias por trás e nas entrelinhas da construção daquele forte. Quantos exemplos podem ser encontrados da “banalidade do mal”, termo criado por Hanna Arendt ao se referir ao nazismo? Ou da experiência da prisão de Stranford feita na década de 70 e demonstrou que qualquer indivíduo pode cometer as mais violentas barbaridades unicamente porque “recebeu ordens superiores”? e como isto pode se relacionar com as torturas da inquisição ocorridas dentro do Forte Príncipe da Beira? Estas e outras questões serão levantadas, esmiuçadas e apresentadas em um relatório final em forma de um vídeo de cinco a dez minutos que será apresentado no “Dia D”.
ü
GEOGRAFIA
Alunos
do 1° Ano: Utilização do Google Earth
- A turma será dividida em grupos onde cada um trabalha um assunto específico: Relevo, Limites, Hidrografia e clima da região do Vale do Guaporé.
- As atividades devem ser desenvolvidas a partir da utilização de imagens orbitais de alta resolução obtidas por meio de satélites artificiais e disponíveis no Google Earth.
- Os alunos acessarão Google Earth para observarem a distância percorrida de Vilhena até Costa Marques.
- Para os alunos iniciantes que ainda não conhecem o programa será disponibilizado tutorais para que possam conhecer o programa e utilizá-lo de forma correta. Em seguida deverão localizar o Forte Príncipe da Beira.
- Os alunos deverão acessar os sites abaixo:
http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/06/como-usar-o-google-earth-no-computador.html
Como procurar lugares
https://www.google.com.br/intl/ptBR/earth/learn/beginner.html#tab=searching-for-places
Marcadores e passeio
https://www.google.com.br/intl/ptBR/earth/learn/beginner.html#tab=placemarks-and-tours
Em seguida os alunos confeccionarão um mapa conceitual com os dados obtidos.
- Os alunos realizarão uma pesquisa em sites onde possam localizar a economia e os principais produtos cultivados na região onde localiza-se o Forte Príncipe da Beira.
- Após a realização da pesquisa e com os dados obtidos deverão confeccionar um Mural sobre a economia, e produtos cultivados naquela localidade.
·
Alunos do 3ºAno: Produção de um
documentário
- Este documentário deverá ser de 3 a 10 minutos.
fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Real_Forte_Pr%C3%ADncipe_da_Beira
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38441
www.redetransamericaro.com/.../costa-marques-a-cidade-do-sol-um-para...