sábado, 26 de setembro de 2015

Uma pequena reflexão sobre POLÍTICA



Após ler e ver vários artigos sobre essas eleições e principalmente sobre como esta sendo todo esse processo desta eleição. A cada dia dá mais repulsa, e por que não dizer, nojo mesmo.

Vivemos mais uma eleição cheia de coisas ruins e por que não dizer sem qualquer duvida que isso na verdade não é fazer política.

Hoje vejo que na maioria das vezes os pretensos candidatos (muitos sem qualquer condição de representar os eleitores) são muito ruins, sem qualquer qualidade ou por que não dizer, sem conhecimento do que realmente é o trabalho que esta pleiteando.

Vejo uma disputa de poder, uma verdadeira corrida por ser o melhor, o mais querido, o mais honesto, mas no fundo, para muitos não passa de uma ótima oportunidade de se dar bem.

Vejo muito despreparo, muita arrogância, muita falta de verdade naquilo que dizem e principalmente, prometem coisas que nem sequer tem condições de realizar em seu mandato.
Por que na verdade, para essas pessoas, o que importa é ser eleito, é o status do cargo.Os que estão dentro não querem sair, os que estão de fora, querem entrar de qualquer maneira.
Alguns desses candidatos querem passar uma imagem de um político preocupado com os problemas que afligem as pessoas. Mas, em alguns casos, fingem que o cargo a que aspiram é para beneficio da comunidade, da coletividade, mas deixam transparecer que é para seu benefício próprio.

Nesta época de eleição vale-se de tudo para conseguir seu intento, são tantas falcatruas, mesquinharias, mentira, promessas, falta de caráter e de respeito às pessoas. Há diversas maneiras absurdas de se conseguir ser eleito. E não poupam ninguém. Quanta mentira e hipocrisia, quanta falta de caráter e honestidade, e depois de terem conseguido seu intento, simplesmente esquecem tudo que foi feito para chegar lá.

Acabam as promessas, acabam as ajudas, acaba a preocupação com o próximo. (isso só será importante na próxima eleição).

Quando vamos tomar vergonha na cara e acabar com essa maneira de fazer politica, com essa sujeira, com tanta demagogia, e falsos valores?

Quem não sabe escolher o bom candidato, quem não se importa com quem vai estar nesses cargos, quem só procura levar vantagem com esses candidatos, quem se deixa corromper com essa maneira de fazer política. Quem vende seu voto por qualquer coisa, não merece cobrar nada. Não deve ter o direito de querer alguma coisa, quando aceitou uma situação dessas, se igualou a quem o corrompeu.

Por isso, penso eu que é por esses motivos que todos nós já estamos cheios dessa situação, com essa falta de honestidade, falta de respeito, falta de caráter, falta da verdade. Situação esta, que faz a gente ficar cada vez mais descrente e insatisfeito com tudo o que vemos a respeito de política.

Para mim, isso não é política, Isto é, politicagem.

Política é necessária em todas as situações de nossa vida. É uma coisa boa, desde que seja feita com respeito ao próximo e com verdadeiros objetivos.

Vamos pedir ao maior político que existiu neste mundo “JESUS CRISTO”, por que, JESUS usou de política para atingir as pessoas, mas foi a política da verdade, das palavras claras e objetivas, das palavras de amor e interesse do bem comum de todos, nada quis para Ele, que abra a cabeça de todos os eleitores, para que tenham a capacidade e vontade de colocar um basta nesta situação.

Mas também lembrando que mesmo pedindo a Deus, temos de fazer nossa parte para que esta situação seja consertada.

E também lembrando a esses candidatos, que mais cedo ou mais tarde a prestação de conta será com alguém que não vai conseguir corromper, e nem subornar.

ELEIÇÃO CHEGANDO CUIDADO.....

Estamos finalmente chegando às portas de mais uma eleição, entramos na última semana. É justamente nesta data que alguns “CANDIDATOS” ficam mais abusados e nervosos. Há os que estão tranquilos, pois fizeram um bom proveito de seu tempo para mostrar sua maneira de trabalhar se por acaso forem eleitos. Os que nada têm a oferecer em termos de serviços conscientes a população, agora farão uso de todas as armas para se elegerem ou se reelegerem.

Agora apareceram em todos os lugares, darão beijinhos e abraços em todos, serão solícitos com quem se aproximar deles, (seja quem for) não importa, o importante é passar para os eleitores que são bonzinhos, que são merecedores de tão árdua tarefa há que se propõe que são extremamente honestos, de família que não tem problemas, que se importa com as pessoas a sua volta, que são religiosos, que frequentam as igrejas, que fazem caridade para com o próximo. Só falta falar que são santos (isso se não falam né). Quanta hipocrisia e malandragem.

Agora alguns farão uso de presentes, dinheiro, pagarão contas, comprarão remédios, doarão material de construção, prometerão empregos, e por ai vai, a lista é longa do que se é usado para conseguir um voto.

Eleitor procure demonstrar maturidade e responsabilidade escolhendo bem seu representante municipal. Cobre deste candidato compromisso com metas e resultados claros para sua cidade, cobre estratégias conscientes, conhecimento da realidade de sua cidade.

Tenho por mim, que não voto em candidato a reeleição que não trabalhou correto, tenho em mente que cargo político é transitório, não é profissão. Tem que haver renovação quando não se trabalha bem, por que, havendo a reeleição de quem não fez nada, isso se torna um cabide de emprego (diga-se de passagem, muito bom emprego).

Pense um pouco, procure dar oportunidade ao candidato novo e que tem algo mais a oferecer.O legislativo e o executivo precisam sempre ser renovados, para uma oxigenação, um limpeza, isto faz muito bem a democracia e ao povo.

Tenha caráter, não se venda, sua dignidade vale mais que uma simples cesta básica, uma receita na farmácia, um valor em dinheiro, um pouco de material de construção. Esse candidato jamais fará por você alguma coisa que realmente precise, ele esta fazendo por ele mesmo.

Já parou para pensar um pouco. Já reparou numa coisa que acontece muito e as pessoas não pensam. Às vezes, em sua família, ou você mesmo, seus amigos, ou até conhecidos seus, estão desempregados, mas estes oportunistas de plantão, sem qualquer escrúpulo, sem no mínimo um objetivo claro, vão bater a sua porta para pedir seu voto, e conseguir um emprego relativamente fácil às suas custas, prometendo várias coisas e favores que não podem fazer e jamais o farão.

Entenda que é você mesmo que paga os salários destes políticos com suas obrigações tributárias, portanto, mesmo desempregado, você tem que cumprir com suas obrigações.

Por que então não cobrar destas pessoas trabalho honesto e voltado para o bem da sua comunidade?

Outra coisa a ser lembrado é não dar seu voto ou apoiar o candidato pulador de galho em galho, ou seja, o candidato que troca de partido como se troca de roupa. Esse não sabe nem o que quer, vai para o lado que mais vai trazer benefícios a ele próprio e não a comunidade.

E por fim, vote em seu representante com consciência, lembre-se, são quatros anos parados no tempo com um mal político.

QUEM PERDE COM ISSO ?

TODOS

LINHA DO TEMPO


I- Acesse o site abaixo para saber como criar uma linha do tempo;

II- Agora crie uma linha do tempo da história política brasileira com um breve resumo de cada período.

https://www.youtube.com/watch?v=Oo7DOlADwPw

III- Não esqueça de ilustrá-la para que fique visualmente interessante.


BREVE RESUMO SOBRE A HISTÓRIA POLÍTICA BRASILEIRA

QUESTÕES PARA DEBATE


1. Quais as consequências do desinteresse da sociedade pela política?

2. É possível não nos envolvermos com a política?

3. A corrupção existente hoje na política brasileira é culpa apenas dos políticos profissionais?

ATIVIDADE PROPOSTA:


fonte: http://cidadesaojose.comunidades.net/reflexao-sobre-o-momento-das-eleicoes 
https://www.cafecomsociologia.com/democracia-corrupcao-e-omissao/

Medo, Insegurança, Liberdade

Resultado de imagem para medo- desenhoVivemos em um mundo tão repleto de incertezas e medos que, incrivelmente, parece que somos reféns da nossa própria vida. Tudo isso também é reflexo da fragilidade a qual estamos submetidos através dos bombardeios cotidianos de notícias veiculadas pela mídia sobre as desgraças alheias. Inevitavelmente, todos esses infortúnios contribuem para aumentar ainda mais nossa sensação de insegurança e temor; podendo contribuir para evolução de doenças psíquicas como transtornos de ansiedade e síndromes do pânico, por exemplo.
Mas se engana que essas são características da nossa época ou cultura. Talvez, os atuais meios de comunicação; ou de como as notícias são facilmente propagadas; ou a globalização (sistema no qual as ações em determinados países podem disseminar reações em outros), tenha contribuído para iludir nossa percepção de que vivemos em épocas de insegurança nunca antes conhecidas.
Resultado de imagem para insegurança- desenhoOra, diante de todas essas inseguranças e precariedades, é justo se privar de determinados atos? Vale à pena abdicar da liberdade e deixar de realizar nossas vontades com medo de um futuro que nem sabemos se vai se concretizar? Nossos medos determinarão nossas felicidades? Nossas privações prolongarão nossos dias de vida? Quem garante que na segurança do nosso lar não podemos ser atingidos por algum tipo de infortúnio?
Obviamente que não é fácil lidar com nossos medos e às vezes podemos até precisar de uma ajuda profissional para lidar com eles. Também é verdade que nossos medos são mecanismos de defesas que podem nos prevenir de alguma armadilha. Mas, ficar refém desses medos impede nosso desenvolvimento social e uma saudável maneira de aproveitar a vida.
Alguns autores da ciência sociológica defendem a impossibilidade de conciliar segurança com liberdade. Aonde um estar o outro não pode permanecer. Quem é livre não pode ter uma segurança plena; e quem pode se declarar seguro é porque certamente tem sua liberdade privada.
Resultado de imagem para confiança- desenhoMas, convenhamos: só existe uma vida (sem entrar em méritos espirituais ou religiosos). E com exceção daqueles temores e fobias de ordem psíquica e/ou patológica, podemos muito bem conviver com os medos sem deixar de tirar proveito da vida. Afinal, é mais vantajoso se esquivar da sociedade e se privar de um lazer, ou buscar novos desafios e enfrentar a realidade? Tudo deve ser feito com ações moderadas e cautela, porém, prevenção e vigilância em excesso pode privar nossa liberdade de atividades básicas da vida, como: amar, aprender, experimentar. 
fonte: http://www.cafecomsociologia.com/2014/09/medo-seguranca-liberdade.html 

ATIVIDADES PROPOSTAS 
1- A violência é um problema presente em nossa rotina diária. É fato público e notório, que atingiu patamares vergonhosos e insuportáveis, gerando um sentimento de insegurança que atinge cidadãos, escolas, moradias, hospitais e comércios em geral. Cada um, particularmente, tem uma história a ser contada. O tema proposto é "Violência, Medo e Insegurança". Para realizar a proposta, você deverá construir uma DISSERTAÇÃO, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo, para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.