quarta-feira, 8 de abril de 2015

Alienação e a Mais Valia

Resultado de imagem para alienaçãoA palavra alienação vem do Latim “alienus”, que significa “de fora”, “pertencente a outro”. Em português utilizamos a palavra alheio. Na Sociologia ser alienado é estar alheio aos acontecimentos sociais, ou achar que está fora de sua realidade. É não se reconhecer como agente produtor da História. 

Karl Max em sua obra Manuscritos econômico-filosóficos, de 1844, utilizou a palavra para designar o estranhamento do trabalhador com o produto do seu trabalho, ou seja, o trabalhador não mais dominando todas as etapas de fabricação e não possuindo os meios de produção para tal, acaba não se reconhecendo no produto produzido. O produto passa a ser visto sem ligação com seus produtores (ao ver um artesanato surge quase sempre a pergunta: quem fez? O mesmo não ocorre com os produtos industrializados).

Karl Marx reconhece na era moderna e em suas novas formas de produção grande responsabilidade pela alienação do homem. Quando o trabalho fica cada vez mais especializado e dividido, o trabalhador fica de tal forma afastado daquilo que produz, que é incapaz de reconhecer-se no produto final de seu esforço.

Resultado de imagem para alienaçãoDessa forma, o que era antes um homem, acaba por tornar-se apenas uma máquina repetidora dos mesmos esforços, e cada vez mais em busca de possuir capital, num sistema onde é muito comum que esse trabalhador não tenha sequer acesso ao produto de seu próprio trabalho. Assim, o que inicia com uma divisão do trabalho, acaba por configurar-se também como uma divisão social. Esse tipo de organização e essa configuração do mundo do trabalho foram essenciais para o desenvolvimento da sociedade capitalista nos moldes como conhecemos hoje.

 Mais-valia:

Mais-valia é uma expressão do âmbito da Economia, criada por Karl Marx que significa parte do valor da força de trabalho dispendida por um determinado trabalhador na produção e que não é remunerado pelo patrão. Também pode ser classificada como o excesso de receita em relação à despesas.

Resultado de imagem para mais valiaA força de trabalho de um trabalhador (considerada também como uma mercadoria por Marx) possui o mesmo valor que o tempo que o trabalhador precisa para produzir o suficiente para receber o seu salário e garantir a subsistência da sua família. Apesar disso, muitas vezes o valor desse tempo é menor que a quantidade de força de trabalho total. A diferença entre esses dois valores é conhecida como mais-valia.

Esta teoria marxista é uma clara crítica em relação ao capitalismo, indicando a exploração capitalista dos trabalhadores, pois os salários pagos eram uma pequena porcentagem do valor equivalente ao que era produzido. Esta teoria foi usada por vários membros do proletariado com o objetivo de receberem melhores salários.
Pode também ser qualificada como a diferença entre o salário recebido por um funcionário e o valor do trabalho que produziu.

Em um sentido não relacionado com a Economia, mais-valia pode indicar algo ou alguém que é valioso, representando uma vantagem. Ex: Ele é um excelente jogador, é uma verdadeira mais-valia para o seu time.


Mais-valia relativa e absoluta

Vejamos o seguinte exemplo: em uma indústria têxtil, um trabalhador precisa apenas de 4 horas por dia para produzir bens no valor do seu salário mensal. Assim, partindo do princípio que a jornada diária de trabalho tem 8 horas, em um mês com 22 dias de trabalho, o trabalhador precisa apenas de 11 dias para produzir o valor equivalente ao seu salário. Apesar disso, ele não pode trabalhar apenas 11 dias por mês ou 4 horas por dia, e deve continuar produzindo. O lucro obtido com o seu trabalho nas restantes horas vai para o seu patrão e é designada como mais-valia. De acordo com Marx, este exemplo designa a mais-valia absoluta.
Resultado de imagem para mais valia
A mais-valia relativa remete para o aumento da produtividade através de processos tecnológicos avançados. Isso significa que novas máquinas melhoram o processo de produção, sendo que é possível produzir mais bens em menos tempo, aumentando o lucro. Desta forma, o salário do trabalhador fica pago em ainda menos dias.

As duas mais-valias conferem lucro aos empregadores através de formas diferentes: a mais-valia absoluta através da extensão das horas de trabalho (mantendo o mesmo salário), enquanto a mais-valia relativa reduz o valor da força de trabalho.

fonte: http://www.significados.com.br/mais-valia/

ATIVIDADE PROPOSTA


ATIVIDADE DE REVISÃO

Estereótipo

O que é estigma? No dicionário Aurélio estigma tem seu significado relacionado à marca, sinal e cicatriz. A palavra estigma historicamente tem origem na Grécia Antiga e refere-se a uma marca, feita por meio de um corte ou queimadura no corpo de escravos, criminosos e traidores. Essa marca tinha como o objetivo fazer com que toda a sociedade pudesse identificar essas pessoas e evitar o convívio com elas já que, as pessoas com estas marcas eram consideradas inferiores e, por isso, deviam ser excluídas da sociedade.


Hoje em dia, esta prática seria considerada um crime! Um sociólogo chamado Erfing Goffman, na década de 1960, observando que determinados indivíduos e grupos não eram tratados igualmente na sociedade, utilizou o termo estigma para mostrar como nossa sociedade diferencia e marca indivíduos e grupos que tem atitudes e comportamentos fora dos padrões socialmente estabelecidos. Em seus estudos, ele observava que pessoas e grupos que não estivessem dentro do que a sociedade considera comum ou “normal”, eram de certa forma “marcadas” socialmente.

Obviamente, não como acontecia na Grécia Antiga quando as marcas eram cicatrizes ou queimaduras. Na sociedade moderna as marcas eram de outros tipos.


O processo de marcar as pessoas que não estão de acordo com os padrões sociais estabelecidos, chamamos de estigmatização. Para Goffman, o indivíduo marcado, ou melhor, estigmatizado é visto como alguém inferior e, por isso, este estigma produz um descrédito na vida desta pessoa que pode ter diversas qualidades positivas que ficam “escondidas” pelo estigma negativo. Vamos tentar compreender melhor como este processo de estigmatização acontece?

O processo de estigmatização acontece principalmente pela produção social de estereótipos. Estereótipos são “rótulos” que atribuímos a determinados indivíduos e grupos antes mesmo de conhecê-los realmente. Na sala de aula, por vezes, podemos perceber esse processo de colocar rótulos quando separamos o grupo dos “nerds”, dos “bagunceiros”, das “patricinhas” entre outros. Na verdade, no nosso cotidiano, colocamos rótulos nas pessoas e grupos frequentemente. Por vezes, somente pelo modo como a pessoa se veste ou pelas pessoas com quem anda, ou ainda pelo local onde mora, mesmo sem conhecermos esta pessoa, colocamos um rótulo na mesma. Mas, qual o problema desta atitude, ou melhor, quais as consequências do processo de estigamatização de indivíduos e grupos?

Estigmatizar pessoas e grupos pode criar barreiras sociais que impedem a interação entre as pessoas. Além disso, as pessoas estigmatizadas, isto é, marcadas negativamente podem se sentir inferiorizadas e excluídas da sociedade. Estas atitudes podem também levar ao preconceito e a discriminação.


ATIVIDADES PROPOSTAS: 

Após ler o texto realize a atividade abaixo. Para resolvê-la leia as orientações com atenção. Não esqueça de colocar seu nome completo na atividade. Ao terminar click em “Finish” (finalizar). Depois selecione “Enviar as minhas respostas ao professor” e mandar para o e-mail: angela.boscardin@gmail.com

Veja na foto abaixo como fazer:

Estereótipo, an interactive worksheet by angelasenatore
liveworksheets.com
fonte: https://mc.jurispro.net/compreender_os_estereotipos.htm
https://cediumamadeira.wixsite.com/cediuma/autorreguladas