A Jovem Guarda foi um programa de televisão surgido em meados da década de 1960, que mesclava música, comportamento e moda.
Surgida em agosto de 1965, a partir de um programa televisivo exibido pela TV Record, em São Paulo, apresentado pelo cantor e compositor Roberto Carlos, conjuntamente com o também cantor e compositor Erasmo Carlos e da cantora Wanderléa, a Jovem Guarda deu origem a toda uma nova linguagem musical e comportamental no Brasil. Sua alegria e descontração transformaram-na em um dos maiores fenômenos nacionais do século XX.
Sua principal influência era o rock and roll do final da década de 1950 e início dos 1960. Grande parte de suas letras tinham temáticas amorosas, adolescentes e açucaradas - algumas das quais, versões de hits do rock britânico e norte-americanos da época.
Por essa inspiração, a Jovem Guarda tornou-se o primeiro movimento musical no país que pôs a música brasileira em sintonia com o fenômeno internacional do rock da época, catalisado especialmente pelos Beatles.
Além de Roberto, Erasmo e Wanderléa, destacaram-se no movimento artistas como Ronnie Von, Eduardo Araújo, George Freedman, Wanderley Cardoso, Sérgio Reis,Sérgio Murilo, Arthurzinho, Ed Wilson, Jerry Adriani, Evinha, Martinha, Lafayette, Vanusa, além de bandas como Golden Boys, Renato e Seus Blue Caps, Leno e Lílian, Deny e Dino, Trio Esperança, Os Incríveis, Os Vips e The Fevers.
Fenômeno midiático que arrastou multidões, também designado como iê-iê-iê, em alusão direta à musica dos Beatles, a Jovem Guarda era vista com restrições por setores da crítica, uma vez que sua música era considerada alienada pelo público engajado, mais afeito, primeiro à bossa nova e, depois, às canções de protesto dos festivais.
ATIVIDADES PROPOSTAS
1º momento
ATIVIDADES PROPOSTAS
1º momento
- Assistir vídeos
sobre a história do movimento chamado jovem guarda
https://luciazanetti.wordpress.com/2012/07/26/a-historia-do-movimento-chamado-jovem-guarda/
2º
momento
- Formação
dos grupos para realizarem pesquisas na biblioteca da escola e no Google:
- Movimento
Hippie/Contracultura
- Movimento
Feminista
- Revoltas
Estudantis
- Estilo de
vida dos jovens daquela época
3º
momento
- Utilizar o
programa cmap tools para realizar mapas conceituais sobre o tema escolhido pelo
grupo.
Acesse a Webquest para ter maiores informações:
4º momento
- Dividir a turma em 6 grupos.Cada equipe realizará uma atividade proposta:
- Entrevistar pessoas que viveram no período da Jovem Guarda. (Gravação de áudio)
- Entrevistar jovens da atualidade (Gravação de áudio)
- Entrevistar pessoas que presenciaram a Jovem Guarda. (Gravação de vídeo)
- Entrevistar jovens da atualidade (Gravação de vídeo)
- Pesquisar sobre os movimentos atuais:
Movimento Black Bloc e Movimento passe livre
OBS: Os grupos que escolherem os movimentos atuais deverão esquematizar os temas escolhidos.
Roteiro para entrevista: Os entrevistados poderão escolher de 4 a 5 questões e responder
4º momento
- Dividir a turma em 6 grupos.Cada equipe realizará uma atividade proposta:
- Entrevistar pessoas que viveram no período da Jovem Guarda. (Gravação de áudio)
- Entrevistar jovens da atualidade (Gravação de áudio)
- Entrevistar pessoas que presenciaram a Jovem Guarda. (Gravação de vídeo)
- Entrevistar jovens da atualidade (Gravação de vídeo)
- Pesquisar sobre os movimentos atuais:
Movimento Black Bloc e Movimento passe livre
OBS: Os grupos que escolherem os movimentos atuais deverão esquematizar os temas escolhidos.
Roteiro para entrevista: Os entrevistados poderão escolher de 4 a 5 questões e responder
- Roteiro para as pessoas que viveram no período da Jovem Guarda.
- Apesar de ser um movimento sem teor político, a Jovem Guarda virou um modelo para os jovens. A que se deve esse fato?
- Quais músicas podem ser consideradas os hinos da Jovem Guarda?
- Para os jovens que não conheceram a importância a Jovem Guarda, como você definiria o movimento?
- O que você significou a Jovem Guarda pra você?
- Você acha que a Jovem Guarda morreu ou ainda existe? Há algum movimento recente a que ela possa ser comparada?
- De que maneira você acha que a Jovem Guarda contribuiu para a cultura brasileira?
- Em sua opinião, quais são as principais mensagens transmitidas pela Jovem Guarda?
- Quais jovens eram retratados com “a” juventude nas décadas de 1960 e 1970?
- A juventude de hoje é diferente da juventude de ontem? Tem anseios diferentes?
- Você se sente representados pelos movimentos sociais ou partidos? Por quê?
- Quais são os grandes temas que deveriam mobilizar os jovens para a realização dos movimentos sociais?
- Qual é a força da jovem guarda sobre a moda hoje? Ela continua influenciando o consumo no Brasil?
- Como você vê o atual movimento da moda no Brasil e no mundo?
- Como você tem observado os movimentos dos grupos jovens utilizando a musica e a moda para expressar sua valorização de sua identidade cultural?
- Qual a banda ou grupo musical representa suas idéias ou ideais?
5º momento
- Realizar apresentação aos demais colegas após confeccionarem os mapas conceituais
- Quais músicas podem ser consideradas os hinos da Jovem Guarda?
- Para os jovens que não conheceram a importância a Jovem Guarda, como você definiria o movimento?
- O que você significou a Jovem Guarda pra você?
- Você acha que a Jovem Guarda morreu ou ainda existe? Há algum movimento recente a que ela possa ser comparada?
- De que maneira você acha que a Jovem Guarda contribuiu para a cultura brasileira?
- Em sua opinião, quais são as principais mensagens transmitidas pela Jovem Guarda?
- Quais jovens eram retratados com “a” juventude nas décadas de 1960 e 1970?
- A juventude de hoje é diferente da juventude de ontem? Tem anseios diferentes?
- Roteiro para os jovens da atualidade:
- Você se sente representados pelos movimentos sociais ou partidos? Por quê?
- Quais são os grandes temas que deveriam mobilizar os jovens para a realização dos movimentos sociais?
- Qual é a força da jovem guarda sobre a moda hoje? Ela continua influenciando o consumo no Brasil?
- Como você vê o atual movimento da moda no Brasil e no mundo?
- Como você tem observado os movimentos dos grupos jovens utilizando a musica e a moda para expressar sua valorização de sua identidade cultural?
- Qual a banda ou grupo musical representa suas idéias ou ideais?
5º momento
- Realizar apresentação aos demais colegas após confeccionarem os mapas conceituais
Nenhum comentário:
Postar um comentário