Nas relações amorosas, você pensa ser totalmente livre para escolher a pessoa que você quer, que você gosta? Na verdade, esta escolha não depende somente de você. A sociedade inteira é mobilizada. O casal não depende só de dois indivíduos, porem de grupos sociais chamados instâncias de socialização.
As instâncias de socialização transmitem valores que têm em parte relações com o amor. Dependendo dos valores interiorizados, o indivíduo adapta o comportamento dele em função das situações. Geralmente, isso corresponde ao que as instâncias de socialização valorizam e transmitem. Senão, as instâncias de socialização vão sancionar a relação amorosa com sanções implícitas ou explicitas. Para ser reconhecido e legitimado pelos outros como “casal”, as instâncias de socialização devem aprovar esta união.
Então, as relações amorosas são uma mistura de conformidade social e de liberdade nas quais as instâncias de socialização influenciam as escolhas amorosas. Quem são estas instâncias de socialização?
– A familia
A familia é uma das instâncias de socialização mais importante. Na verdade, ela tem um papel muito importante nas relações amorosas. Primeiro, porque as relações que tiveram os pais de um indivíduo vão ser um modelo de casal. Desde a socialização primaria (infância), o indivíduo observa o comportamento, atos dos pais, e pode ver como o adulto se comporta no casal. Ou o indivíduo vai querer reproduzir esta relação, ou pelo contrário, fazer o inverso. Geralmente, as relações de “ficar” são escondidas pelos pais ao contrario da relação “namorar”. Além disso, a familia tem um papel de controle social. Ele vai concordar ou não com a união. Geralmente, os pais valorizam um indivíduo que pertence à mesma categoria social que o filho.
– Os amigos
Os amigos são presentes nas relações amorosas para ajudar o indivíduo a fim de apresentar, traduzir e aconselhar. Por exemplo, quando um jovem recebe uma mensagem de uma pessoa com quem está ficando ou namorando, muitas vezes ele vai mostrar esta mensagem aos amigos dele para ter uma visão exterior, uma ajuda e ter uma ideia do que responder. Os amigos controlam as relações amorosas. Eles falam se o indivíduo tem um comportamento certo ou errado. Os amigos mais próximos sabem muito sobre a relação amorosa do indivíduo.
– O trabalho/ a escola
Os indivíduos passam muito tempo da semana no trabalho ou na escola (ensino médio, faculdade, etc.). A escola difusa valores e normas características à cultura nacional. Os jovens podem debater sobre este assunto, por exemplo a igualdade no casal entre o homem e a mulher, as violências contra as mulheres (como no Enem), etc. Além disso, a escola e o trabalho são um lugar onde muitos indivíduos se encontram para ficar, namorar e se casar.
– A religião
A religião também influência os indivíduos. Um indivíduo vai preferir namorar com outra pessoa que tem a mesma religião. A religião transmite valores, normas, sentido moral individual e uma consciência coletiva. Então, se um indivíduo namorar com uma pessoa que não tem a mesma religião, vai ser mais difícil para o indivíduo, porque eles não vão respeitar a mesma ideologia. Além disso, apresentar um indivíduo a sua família que não tem a mesma religião vai ser, não impossível, porém, mais complicado para a aceitação.
– As Mídias
As Mídias, ou seja, a televisão (telenovelas), a rádio, os jornais e Internet difusão programas que são, muitas vezes uma referência na vida do indivíduo. Ver a maneira de se comportar de um casal na telenovela, pode nos influenciar, porque a gente se identifica com o ator da novela.
– O Estado
Se um indivíduo não respeita as regras contra violência física por exemplo, o Estado sancionara o indivíduo. Então, o Estado sanciona os indivíduos que não respeitam valores e normas, já previstas pelo Estado. Apesar da relação ser entre dois, o casal, pode o Estado intervir entre ambos, se um deles trazer perigo ao outro.
Principalmente quando o indivíduo é jovem, ele faz parte de estruturas sociais, associações, etc. Ele pode fazer aulas de capoeira, de samba, de teatro, de música, etc. Geralmente, os professores e os grupos podem influenciar o indivíduo. Por exemplo, nas aulas de teatro, o grupo pode tratar das relações amorosas.
Então, concordamos ao dizer que não somos livres para namorar com uma pessoa que escolhemos sozinhos?
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