O conceito de sociedade é fundamental para o estudo das relações que são estabelecidas entre os indivíduos que partilham valores, cultura, território e história. A sua estruturação contribuiu para o desenvolvimento da sociologia como ciência e contou com a contribuição de diversas intelectuais. Uma sociedade é uma estrutura ampla, na qual os sujeitos estabelecem relações, quase sempre, impessoais, mas que possuem um aspecto de coletividade.
Etimologicamente, a palavra sociedade é originária de dois termos latinos: socius e societa. O primeiro é traduzido como “parceiro” ou “companheiro”; o segundo, por sua vez, significa “associação entre comuns”. Ambas as ideias estão expressas no conceito de sociedade, tanto em sua utilização mais formal e academicista, quanto no uso trivial em que a palavra é empregada.
CARACTERÍSTICA DA SOCIEDADE
A partir das contribuições teóricas dadas pelos pesquisadores do campo sociológico e da assimilação das modificações que aconteceram nas relações sociais, em virtude dos processos de globalização e criação de novas possibilidades de interação através dos meios de comunicação, é possível elencar algumas características das sociedades. São elas:
- A existência de uma complexa teia de relações entre os indivíduos;
- As interações entre os membros de uma sociedade podem se dar de diferentes formas: direta, indireta, organização, desorganizada, consciente ou inconsciente;
- Os interesses que unificam diversas comunidades podem ser localizados na sociedade a que elas fazem parte;
- As sociedades podem ser estabelecidas sem que haja a delimitação de uma área geográfica.
SOCIEDADE E INDIVÍDUO
Os autores clássicos têm diferentes abordagens sobre o tema.
Durkheim enfatiza que a sociedade é anterior ao indivíduo e impõe-se sobre ele, suas regras (fatos sociais) são exteriores, coercitivas e gerais e exercem controle sobre os indivíduos. A participação do indivíduo na sociedade está ligada à função que ele desempenha nela.
Marx enfatiza a divisão de classes, sendo que a classe que domina sobre as demais produz e dissemina a ideologia que permite que as classes exploradas por meio do trabalho aceitem e validem a exploração que sofrem. A infraestrutura social corresponde à base material da sociedade, a sua formação mediante o mundo do trabalho. A superestrutura, por sua vez, corresponde à base normativa dessa sociedade, ao seu conteúdo moral, jurídico e simbólico que regula as relações materiais. Marx ressalta a capacidade de agência do indivíduo, isto é, seu poder de modificar a sociedade em que vive.
Weber volta sua atenção para a ação social, que seria a ação que leva em consideração o comportamento dos outros e é dotada de significado, seja ele de motivação racional, afetiva ou tradicional. Para Weber, compreender essas ações possibilita apreender os valores e as regras compartilhados por todos.
RESUMO
fonte: http://www.significados.com.br/sociedade/
http://www.significados.com.br/socializacao/
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/sociologia/conceito-de-sociedade
https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/sociedade.htm
https://soexercicios.com.br/plataforma/video-aula-teoria/214973/individuo-e-sociedade
https://cafecomsociologia.com/sociologia-individuo-e-sociedade-introducao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário