Cada vez mais percebemos que as crianças estão sendo bombardeadas por mensagens que estimulam o consumo. Televisão, internet, autdoores, revistas, panfletos, embalagens coloridas e vitrines fascinantes. Esses são alguns dos veículos usados para assediar os pequeninos que mal sabem o que querem.
A indústria do marketing descobriu que o mercado infantil e fatura muito, vendendo de alimentos a brinquedos. Além disso, as crianças também influenciam nas compras de seus pais tais como carro, casa e etc. Segundo pesquisas, bastam 30 segundos para uma marca influenciar uma criança. Inclusive, até os cinco anos de idade, a criança não tem discernimento para saber o que é uma propaganda. Para ela, o comercial e o programa na TV são a mesma coisa.
Percebe-se, também, que em muitos casos os pais que não conseguem dedicar tempo suficiente aos filhos e se sentem culpados compensando, assim, a sua ausência com presentes e mimos aos pequenos. Para completar, percebe-se que as crianças estão subvertendo os valores. Sob o argumento do filho, de não querer ser ”diferente” dos colegas da escola, os pais cedem aos apelos insistentes. Com isso não formam vínculos afetivos na vida sendo que lidar com a frustração faz parte do desenvolvimento.
As consequências da invasão consumista em nossas casas e nas crianças são características tais como apatia, passividade, individualismo, distanciamento nas relações familiares. As escolas se dedicam a projetos de preservação da natureza e de práticas não consumistas, mas as criança não sabem o que é a natureza em sua originalidade porque passam a maior parte do seu tempo na frente da TV ou computador.
Para estimular o consumo consciente, deixe claro que possuir determinado produto implica avaliar o quanto aquilo é necessário naquele momento. Ensine ao seu filho que para comprar qualquer coisa ele terá de abrir mão de outras. Assim, a criança aprende a ter senso crítico e a priorizar. Além disso, antes de os pais saírem para as lojas, devem fazer acordos com as crianças sobre o que podem ou não comprar.
Dentro de casa é importante não ter aparelhos de TV ou computador no quarto das crianças e limitar o número de horas na internet, jogos e telinha. É importante que a família tenha o hábito de fazer atividades junto com os filhos que não envolvam a mídia tais como ler, jogar, cozinhar ou tocar um instrumento musical. Para finalizar, é fundamental dialogar com as crianças sobre o real sentido das celebrações e o objetivo comercial da publicidade no período de datas especiais
• Relação publicidade X obesidade Infantil
• Relação publicidade X público alvo
• Relação publicidade X pais
Questões para Debate:
1) O nível de instrução de pais ou crianças pode afetar a aceitação/permissão da publicidade infantil?
2) A criança está intelectualmente preparada para ‘filtrar’ a publicidade infantil? Então por que as mensagens se destinam a ela?
3) O vídeo mostra uma posição clara acerca do problema?
4) Quais os hábitos que estão sendo criados a partir das propagandas televisivas?
5) Quais as relações que se pode estabelecer entre os personagens da TV e os ‘sonhos’ das crianças?
6) Pode-se perceber claramente a falta de consumo consciente por conta de crianças?
ATIVIDADE PROPOSTA:
SEMINÁRIO
Os alunos serão divididos em 09 grupos. Cada grupo escolherá um dos temas e fará a explanação para a turma. Clique na imagem para ter acesso aos textos, faça a leitura do tema escolhido e boa leitura.
- Consumismo na contra mão da sustentabilidade;
- Em números;
- Um problema de todos;
- Valorizar a linguagem da criança é também educá-la para a cidadania;
- Como você pode falar com as crianças sobre o consumo;
ATIVIDADE EXTRA:
Realizar entrevista:
a) Você tem ou já teve algum “sonho de consumo” (desejo de consumir algum produto ou serviço)? Qual?
b) O que você acha que o influenciou para ter vontade de comprar o produto ou serviço que representa esse sonho de consumo?
c) Alguma propaganda já influenciou para que você desejasse adquirir algum produto? Descreva a propaganda.
Relacionar o trabalho com o vídeo apresentado na aula, a partir das seguintes perguntas:
-As respostas que encontraram nos questionários são de acordo com o que vocês viram no vídeo? Por quê?
-O que vocês encontraram em comum entre as respostas dos alunos e o vídeo assistido?
-Houve diferença entre o que foi analisado nas respostas dos alunos e as ideias transmitidas a partir do vídeo? Em qual sentido?
Você pensa antes de comprar? Faz compra quando se sente triste? Compra sempre o que estava
precisando, sem exageros? Responda as perguntas e conte o resultado para a gente!
1 - Compro rápido sem pensar duas vezes.
A – Com certeza sim
B – Talvez sim
C – Talvez não
D – Com certeza não
2 - Uma das razões para eu comprar é me sentir pressionado pelo vendedor, ou pela situação.
A – Com certeza sim
B – Talvez sim
C – Talvez não
D – Com certeza não
3 - Avalio os produtos disponíveis e escolho aquele que me serve melhor
A – Com certeza sim
B – Talvez sim
C – Talvez não
D – Com certeza não
4 - Compro exatamente o que estava precisando sem exageros
A – Com certeza sim
B – Talvez sim
C – Talvez não
D – Com certeza não
5 - Faço compra quando me sinto triste, inseguro, ou sozinho e senti que precisava me distrair.
A – Com certeza sim
B – Talvez sim
C – Talvez não
D – Com certeza não
6 - Depois que saio da loja, penso que não deveria ter comprado.
A – Com certeza sim
B – Talvez sim
C – Talvez não
D – Com certeza não
7- Depois que comprei vejo que realmente precisava das coisas que comprei e sei que serão úteis.
A A – Com certeza sim
B – Talvez sim
C – Talvez não
D – Com certeza não
8 - Sei que o uso dessa compra me trará satisfação por bastante tempo.
A – Com certeza sim
B – Talvez sim
C – Talvez não
D – Com certeza não
RESULTADO DO QUIZ
QUESTÕES: 1,2 5,6
A = 0 // B = 1 // C = 2 // D = 3
QUESTÕES: 3,4,7,8
A = 3 // B = 2 // C = 1 // D = 0
0 – 8: você não conseguiu se controlar, foi uma Compra Compulsiva.
9 – 16: o controle foi parcial, pode ter sido uma Compra Compulsiva.
17 – 24: você se controlou a maior parte do tempo durante esta compra
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