sexta-feira, 24 de abril de 2015

Todos unidos contra a terceirização: Consequências e prejuízos.

Resultado de imagem para faxineira- desenhoO Congresso Nacional, em votação relâmpago, está prestes a aprovar a PL 4330 que amplia a terceirização no país. Se antes as instituições públicas só poderiam terceirizar atividades meio, agora não existem mais restrições. Ou seja, uma escola que antes terceirizava faxina e limpeza, por exemplo, agora deverá terceirizar professores e professoras e todos os demais profissionais da principal atividade institucional: o ensino.

Impacto para a classe trabalhadora

A medida é um retrocesso na medida em que vai beneficiar apenas os grandes empresários e políticos. Todos nós seremos prejudicados. Terceirizados ganham 24,7% a menos de salário; trabalham 3 horas semanais a mais; permanecem 2,6 anos a menos no emprego; estão envolvidos em 80% dos acidentes de trabalho; das últimas 36 missões de resgate de trabalho escravo 35 eram em empresas terceirizadas. Além disso, não há estabilidade e nem representatividade.

Resultado de imagem para trabalhador- desenhoComo uma empresa visa lucro, a medida não vai aumentar empregos porque, obviamente, quanto menos funcionários, menos custos e mais lucros. O que faz a medida é criar um intermediário que vai lucrar boa parte dos salários que seriam pagos diretamente para nós, trabalhadores.

Impacto social e para o Estado

Mesmo terceirizando, o estado arca com as responsabilidades trabalhistas em caso de negligência das empresas e isso pode aumentar as despesas do estado em detrimento dos trabalhadores e em beneficio dos donos de empresas terceirizadas. Sem falar em comprometer a arrecadação fiscal e arrecadação previdenciária.
Na Inglaterra e EUA, onde a medida foi implantada, a desigualdade social e outros indicadores sociais pioraram.

O período das terceirizações está marcado em escuro.

Impacto para democracia

Como se não bastasse, a medida cria “currais eleitorais” uma vez que ficaremos extremamente reféns de indicações políticas para ingressar no serviço público. Boa parte das empresas terceirizadas são ligadas à políticos que pressionam seus funcionários a votarem em certos candidatos, como da garantia na manutenção no emprego.

fonte: http://www.cafecomsociologia.com/2015/04/todos-unidos-contra-terceirizacao.html

ATIVIDADE PROPOSTA:

1º Momento
Realizar a leitura do texto em seguida deve esquematizar os mapas conceituais

2º Momento
Os esquemas realizados na aula anterior deverão ser revisto e reorganizados.
Neste segundo momento os alunos devem formalizar os mapas conceituais. Os mapas podem ser elaborados com a ajuda do programa Cmap tools

Esta abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significada a partir da sua predisposição para realizar esta construção. Servem como instrumentos para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz. 

Um mapa conceitual é uma forma gráfica de representar um conjunto de conceitos que possuem relações entre si. A montagem do mapa deve ser feito de tal forma que tais relações estejam evidentes. A montagem dos mapas pode ser feita em duplas. Exemplo de mapa conceitual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário