O linguista e filósofo norte americano Noam Chomsky elaborou a lista das “10 estratégias de manipulação” através dos meios de comunicação. Ele afirma que nas décadas de 80 e 90 elaborou-se toda uma estratégia de manipulação dos povos através dos meios de comunicação, facilitando assim o controle da opinião pública para as estratégias e práticas adotadas pelos modelos neoliberais, que acabaram por conduzir os rumos sociais a partir dos interesses econômicos
1- A estratégia da distração – o elemento primordial do controle social.

“Manter o público distraído, longe dos verdadeiros problemas sociais, seduzidos por temas sem importância real; manter o público ocupado sem nenhum tempo para pensar, de volta ao ‘estábulo’ com o animais.”
2- Criar problemas e depois oferecer soluções.

3- A estratégia da gradação.
Para que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, por anos consecutivos. Dessa maneira,
condições sócio-econômicas radicalmente novas(neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 80 e 90.
Mudanças como privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários baixos... provocariam uma revolução se fossem aplicados de uma só vez.
4- A estratégia de atrasar a realização de algo.

5- Dirigir-se ao público como crianças (como criaturas de pouca idade).

6- Utilizar mais o aspecto emocional que a reflexão.

7- Manter o público ignorante e medíocre.

8- Estimular o público a ser complacente com a mediocridade.
Levar o público a crer que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto
9- Reforçar a autoculpabilidade.

10- Conhecer o indivíduo melhor que ele mesmo.
Nos últimos 50 anos, o avanço acelerado das ciências gerou uma crescente brecha entre os conhecimentos do público e aqueles utilizados pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” desfruta de um conhecimento físico e psicológico avançado do ser humano e consegue, assim, conhecer o indivíduo com um melhor do que ele mesmo. Isso significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre as pessoas, maior do que elas sobre si mesmas.
Tradução do Espanhol: Professora Iara Valle bastos
Retirado de: http://www.forumseculo21.com.br/
ATIVIDADES PROPOSTAS:
1- Não é de hoje que muito se discute acerca dos benefícios ou malefícios oriundos da TV. Equipamento eletrônico indispensável na sala de milhões de brasileiros, a televisão é alvo de intensos debates. Fonte cultural ou alienação? Difusora de conhecimento ou empobrecimento intelectual? A proposta de atividade é que você defenda um posicionamento claro e bem fundamentado sobre o seguinte tema: Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?
fonte: http://vestibular.brasilescola.com/banco-de-redacoes/tema-televisao-possibilita-ou-nao-aprimoramento-cultural-aos-seus.htm
ATIVIDADES PROPOSTAS:
fonte: http://vestibular.brasilescola.com/banco-de-redacoes/tema-televisao-possibilita-ou-nao-aprimoramento-cultural-aos-seus.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário