quinta-feira, 19 de março de 2015

Conceitos e Tipos de Mobilidade Social

Mobilidade, vem do Latim mobilis, “o que pode ser movido, deslocado, é passível de movimento”. A palavra celular do inglês é mobile.

Para sociologia, mobilidade social é um conceito de extrema importância uma vez que tal atributo representa o nível de deslocamento social dentro dos vários estratos que existem na sociedade. Os aspectos dinâmicos do interior dos estratos sociais costumam ser percebidos através do que os sociólogos chamam de mobilidade social e nem sempre esta impressão que temos corresponde de fato com o deslocamento de indivíduos de uma camada para outra da sociedade. 

Neste sentido, podemos remeter a Giddens (2005) para apresentar o conceito de mobilidade social:

“Refere-se ao deslocamento de indivíduos e grupos entre posições socioeconômicas diferentes”

Principais tipos de mobilidade social são "horizontal" e "vertical"

Quando há mobilidade horizontal a pessoa muda de posição dentro de um determinado grupo, mas permanece no mesmo estrato social. A exemplo disto temos o caso de morador que se torna síndico. Ele não muda substancialmente de renda,status ou poder aquisitivo, mas percebe-se que a posição social dele é maior dentro da esfera simbólica por conta do cargo que ele ocupa.

No outro exemplo de mobilidade - a vertical - o indivíduo ou grupo mudam nível ou estrato social. Por exemplo, uma pessoa que passa num bom concurso público e outrora era integramente da classe “C”, pode deslocar-se para a “B” ou outra classe.


Agora que vimos os principais tipos de mobilidade, podemos ver como os sociólogos analisam estas dinâmicas. Como possibilidade de estudo podemos fazer um estudo da mobilidade social de várias gerações diferentes ou a partir da mesma geração. Para isso temos abordagem intrageracional e intergeracional.



Da mesma forma que o indivíduo pode ascender socialmente dentro dessa dinâmica de posições e deslocamentos sociais, é possível ir para um nível ou estrato mais baixo. Para isso, podemos diferenciar a mobilidade social ascendente, quando os sujeitos vão para um nível social superior e descendente, quando vão para um nível social inferior. Ressumindo, “E o motivo todo mundo já conhece é que o de cima sobe o debaixo desce...”

Por fim, podemos concluir que mesmo que na sociedade haja elementos estáticos, há outros que são dinâmicos É preciso conhecer bem esta dinâmica para compreender que rumos tomaremos como sujeitos sociais.


fonte: http://www.cafecomsociologia.com/2013/01/conceito-e-tipos-de-mobilidade-social.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário