quinta-feira, 1 de novembro de 2018

É insuportável a solidão. Perdi meus amigos. Não quero mais viver

As amizades se modernizam, tanto em profundidade, largura e altura. Tornaram-se tão importantes que não sei se meu perfil no facebook iria dar conta de tantas. A cada dia angariava mais uma meia-dúzia deles. Igualmente desfazia amizades com uns três ou quatro chatos que não escreviam ou postavam coisas legais.

Na época de meu pai as pessoas tinham apenas cinco ou seis amigos. Esses sabíamos de todos os nossos segredos, gostos e desgostos. Havia muita invasão de privacidade! Hoje as coisas se modernizaram. Devo ter mais de mil amigos, isso mesmo, mais de mil. Muitos não sei nem onde moram ou o que fazem. Alguns não os reconheceria se os encontrassem em alguma esquina da cidade. Muitos nem sei se moram na minha cidade. Sendo tantos nem é preciso se importar com eles.

Na dimensão largura, amizade tornou-se infinita, basta ter tempo para entrar nas redes sociais para ampliar um pouco mais as amizades. Antes se ampliava as amizades indo na casa dos vizinhos. Veja se pode? Bom é a amizade moderna, nem precisamos buscar assunto para conversar. Um “bom dia Faces” já é suficiente! Nem ainda precisamos ir à casa de ninguém. Eu mesmo não abria muito o bate-papo do meu face. Nada mais chato do que saber da vida pessoal dos outros. Gosto de ver fotos e frases; apenas isso.

As amizades se modernizaram em sua profundidade. Agora são mais “rasas”. Nada daquela história de saber de meus segredos, dos meus gostos ou desgostos. Quando queremos que alguém saiba de um dos nossos gostos publica-se na internet. O bom é que se descobrir, como sempre acontece, que não gostamos daquilo, troca-se a postagem e nenhum dos amigos percebem ou ligam. Assim se é livre para mudanças, para metamorfosear-se como eu bem entender; o que está em moda agora! Já mudei de time umas três vezes e ninguém implicou comigo; acho que nem notaram. Ninguém é obrigado a ter uma identidade. Eis a modernidade!

Para ser amigo não precisa se abraçar ou olhar nos olhos ao falar. Ir na casa, estudar juntos, sair juntos. Os melhores momentos entre amigos são as expressões de risos e gargalhadas no Facebook. Rir com imagens e vídeos é o nosso passatempo principal… diria que quase que exclusivo.

Eu gostava dessa modernidade. Não gosto mais. Hoje não tenho acesso à internet e perdi, de uma só vez, mil amigos… minha vida acabou. Meu computador quebrou na mudança e não tenho como comprar outro. Sinto-me solitário. Acho que meus amigos nem notaram, ou se notaram devem estar rindo e dizendo que morri. Ainda estou vivo, mas devo, em breve, tirar-me a vida, pois estou privado do contato com os amigos. Só não fiz isso ainda porque tenho que arrumar a mudança e como sou o mais velho, 19 anos, tenho que ajudar a organizar os quartos dos 48 jovens que vivem aqui na república. Mas acabando a tarefa não quero mais viver só. É insuportável a solidão.

FONTE: https://cafecomsociologia.com/e-insuportavel-solidao-perdi-meus/

ATIVIDADE PROPOSTA:

Realize busca em site e construa um paralelo sobre mitos e verdades sobre o Suicídio.

ATIVIDADE EXTRA

https://pt.quizur.com/tag/1SI-suicida

Nenhum comentário:

Postar um comentário