terça-feira, 10 de março de 2020

Intolerância Religiosa


A intolerância religiosa é o ato de discriminar, ofender e rechaçar religiões, liturgias e cultos, ou ofender, discriminar, agredir pessoas por conta de suas práticas religiosas e crenças. A intolerância religiosa está marcada na história da humanidade, principalmente porque, no passado, era comum o estabelecimento de pactos entre as religiões, em especial as institucionalizadas, como o cristianismo, e os governos.

A religião foi um meio de demarcar o poder político e controlar a população. Houve, inclusive, um período em que os cristãos foram perseguidos e criminalizados no Império Romano. Hoje, o pensamento republicano e, em especial, a democracia impedem que, ao menos teoricamente, exista um vínculo direto entre Estado e religião, formando o que chamamos de Estado laico (Estado secular é aquele que não adota religião oficial).

Infelizmente, a intolerância religiosa ainda é uma realidade que assola comunidades em todo o mundo. No Brasil, esse problema está relacionado majoritariamente ao racismo, pois a intolerância religiosa é praticada, em maior escala, contra os adeptos das religiões de matriz africana. Nesse caso, a intolerância religiosa carrega uma vontade de anular a crença associada aos povos originários da África.



QUESTÕES PARA DEBATE:
1) Qual o significado de intolerância religiosa para você?

2) Quais são as principais características da intolerância religiosa?

3)Por que existe este tipo de intolerância?

4) É possível exterminar esse tipo de intolerância?

5) Vocês que prezam a paz entre os irmãos o tem a dizer sobre os adeptos das diferentes religiões que ficam violentando outras religiões?

ATIVIDADE PROPOSTA 1
ATIVIDADE PROPOSTA 2

ATIVIDADE EXTRA

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema " A intolerância religiosa no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Fonte:https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/intolerancia-religiosa
https://projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/a-intolerancia-religiosa-no-brasil
fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/01/21/registros-de-intolerancia-religiosa-aumentam-22percent-no-estado-de-sp.ghtml
https://brainly.com.br/tarefa/4363672
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/intolerancia-religiosa.htm