sábado, 30 de maio de 2015

Mecanismos de sustentação dos grupos sociais

Resultado de imagem para LIDERANÇAOs mecanismos de sustentação dos grupos sociais são uma serie de forças que os mantêm. As principais são: liderança, normas e sanções sociais, valores sociais e os símbolos.

LIDERANÇA – a liderança é uma ação exercida por um líder, é aquele que desempenha um papel integrador entre seus membros, transmite-lhes ideias, normas e valores sociais, ao mesmo tempo em que representa os interesses do grupo. Existem dois tipos de liderança:

LIDERANÇA INSTITUCIONAL: está ligado a autoridade que uma pessoa exerce por ocupar uma determinada posição social ou hierárquica (do cargo que ocupa); o gerente de uma empresa, um pai de família, o diretor de uma escola são exemplos desse tipo de liderança.

LIDERANÇA PESSOAL: se origina das qualidades pessoais de uma pessoa, não é algo imposto como na liderança institucional, o líder é eleito pelo seu grupo social, por exemplo, Getúlio Vargas, Adolf Hitler, Lula, entre outros.

NORMAS E SANÇÕES SOCIAIS

NORMAS SOCIAIS – conjunto de regras que orientam e controlam o comportamento das pessoas na sociedade ou no grupo. Elas indicam o que é permitido e o que não é.

SANÇÃO SOCIAL – Aprovação ou reprovação que a sociedade ou grupo social dá ao comportamento de um indivíduo ou conjunto de indivíduos, e que se manifesta por meio de atos informais ou formalizados, individuais ou coletivos.

Podemos perceber que norma e sanção social não se dissociam, pois se um indivíduo cumpre o que se espera dele, o grupo social aprova através de elogios, aplausos, promoções, ou seja, aplicou uma sanção aprovativa. Mas se esse indivíduo desobedece a uma norma social, este será punido por tal ato. As punições podem variar entre insulto, zombaria, prisão e até pena de morte, dá-se o nome de sanção reprovativa a este tipo de comportamento social.

VALORES SOCIAIS
Resultado de imagem para VALORES SOCIAISSão valores que a sociedade estipula como bom ou ruim, o bonito e feio, o que é certo ou errado. Dessa forma, as ideias, as opiniões, os fatos, os objetos são avaliados dentro de um contexto social que lhes atribui um significado, um valor e uma qualidade determinados.

Os valores sociais variam no tempo e no espaço, em função de cada época, cada sociedade e cada geração. Podemos pensar, por exemplo, que até pouco tempo atrás o sexo era um tabu que não se falava na família, na escola e era permitido somente após o casamento com o objetivo de gerar filhos. Atualmente, esse valor se modificou e as mulheres que fazem sexo antes do casamento não são mal faladas, como era antes.

Outra questão que se impõe socialmente são as rápidas transformações sociais que põem em choque valores de gerações muito próximas, por exemplo, a oposição de opinião entre pais e filhos, esse conflito de opiniões é chamado de choque de gerações, os novos valores chocam-se com os valores já estabelecidos, criando-se uma tensão entre adultos e jovens.

SÍMBOLOS
Resultado de imagem para ALIANÇA
O símbolo é algo cujo valor é atribuído pelas pessoas que o utilizam. Qualquer coisa pode ser tornar símbolo; o homem ao atribuir valor a determinado objeto, cor, hino faz dele um símbolo. Os símbolos sempre comunicam algo, transmite o valor atribuído a algo valorizado na sociedade. Por exemplo, a aliança é um objeto que simboliza a união e a fidelidade entre casais. A linguagem é a mais importante expressão simbólica. Através dela a humanidade se organiza para continuar existindo. Dessa forma, podemos dizer que o comportamento humano é possível porque é mediado pelo simbólico, porque é somente o homem que utiliza os símbolos. Sem eles não haveria cultura.
(Adaptado de OLIVEIRA, Pérsio Santos Introdução à Sociologia. São Paulo, 2001, p.37 a 46).
ATIVIDADES PROPOSTAS:

ATIVIDADES EXTRAS:

Realizar a leitura do texto em seguida deve esquematizar os mapas conceituais