segunda-feira, 21 de março de 2022

Ações afirmativas: o que é isso?

 


Você sabia que é possível falarmos em discriminação positiva? Sim! Discriminação positiva significa um tratamento preferencial concedido a pessoas que possuem algum tipo de desvantagem que pode ser de natureza econômica, social ou física. Veja bem, esta discriminação pode ser chamada de positiva, pois discrimina positivamente indivíduos e grupos que por diferentes razões estão em condições desfavoráveis. Nesse sentido, esse tipo de discriminação tem como objetivo diminuir as desigualdades sociais.

O filósofo Aristóteles uma vez afirmou que era necessário “tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida em que se desigualem”. Esta frase nos ajuda a compreender que para vivermos em uma sociedade mais justa e igualitária é necessário em determinados casos tratar desigualmente os desiguais.

O Brasil é um país marcado por desigualdades sociais. Isso significa que, mesmo com muitos avanços nos últimos anos, persistem no nosso país o acesso desigual de indivíduos e grupos a posse de bens, a educação, saúde e moradia por exemplo. Por isso se faz necessário ações que visem diminuir estas desigualdades e promover a igualdade.

As políticas de ação afirmativa é uma forma de discriminação positiva, pois tem como objetivo a inclusão social de grupos excluídos socialmente. O que caracteriza as ações afirmativas é o fato de serem políticas temporárias voltadas e implementadas para grupos que, historicamente sofreram ou ainda sofrem algum tipo de discriminação na sociedade. O objetivo das ações afirmativas é incluir estes grupos em espaços onde eles são sub-representações, devido à discriminação que sofrem (SANTOS, 2010).

Um tipo de ação afirmativa são as cotas raciais nas universidades, por exemplo. No nosso país se faz presente uma desigualdade racial muito grande que ilustra como determinado grupo é excluído e não se vê representado em todos os espaços da sociedade. No último censo do IBGE, em 2010, a população negra era a maioria da população (50,7%), porém não é muito frequente, ao ligarmos a TV, por exemplo, ver um número muito grande de negros em campanhas publicitárias. Também não é muito frequente no nosso país vermos negros médicos, juízes ou engenheiros. Essa desigualdade foi social e historicamente construída e é uma herança do nosso passado de escravidão que colocava negros em situações desiguais, mesmo após a abolição. Vemos então que a ação afirmativa visa transformar esta realidade na tentativa de eliminar e desconstruir esta desigualdade.


ATIVIDADE PROPOSTA

Após ler o texto realize a atividade abaixo. Para resolvê-la leia as orientações com atenção. Não esqueça de colocar seu nome completo na atividade. Ao terminar click em “Finish” (finalizar). Depois selecione “Enviar as minhas respostas ao professor” e mandar para o e-mail: angela.boscardin@gmail.com

Veja na foto abaixo como fazer:

fonte: https://cediumamadeira.wixsite.com/cediuma/autorreguladas