sábado, 7 de novembro de 2015

Mulheres em Desvantagem


Resultado de imagem para MERCADO DE TRABALHO homem X mulherDentre os brasileiros que trabalham, as mulheres são quase a metade (42%).

E são responsáveis pelo sustento de aproximadamente um terço das famílias no Brasil. Mas também são as mais atingidas pelo desemprego. Entre a demissão de um homem e de uma mulher, geralmente a mulher é a demitida.

As mulheres que trabalham e têm suas carteiras assinadas ocupam cargos ou postos de trabalho mais desqualificados do que os homens e nas funções de menor prestígio social. E, pior, mesmo que ocupem as mesmas funções e com mais instrução, recebem salários menores do que os homens, enfrentam barreiras imensas na hora da contratação, ficam menos tempo num determinado cargo, têm dificuldades para serem promovidas e custam a chegar aos postos de chefia.

Segundo as últimas pesquisas do IBGE, a discriminação contra as mulheres aumenta, se levarmos em conta a raça das pessoas. Dentre todas as mulheres, 44% se consideram negras. Desse contingente, as que são chefes de família estão entre as mais pobres (muitas, inclusive, abaixo da linha da pobreza). A renda dessas famílias chefiadas por mulheres negras chega a ser 74% inferior à renda dos domicílios chefiados por homens brancos. Ou seja, enquanto a família do homem branco ganha 300 reais por mês, a família da mulher negra recebe somente 78 reais.

Na maioria dos casos, as trabalhadoras estão no setor de serviços, sem carteira assinada e, portanto, sem direitos garantidos pelas leis. As mulheres negras estão fortemente no trabalho doméstico, igualmente, não registrado.



ATIVIDADES PROPOSTAS 1:

Você já ouviu falar em nuvem de palavras? Já viu alguma?




No texto que segue você poderá obter algumas informações:

Nuvem de palavras (wordclouds.com) é um gráfico digital que mostra o grau de frequência das palavras em um texto. Quanto mais a palavra é utilizada, mais chamativa é a representação dessa palavra no gráfico. As palavras aparecem em fontes de vários tamanhos e em diferentes cores, indicando o que é mais relevante e o que é menos relevante no contexto. Como poderia ser uma nuvem de palavras que representasse o tema da aula de hoje?

1º- Visite o site, explore-o bastante para conhecer como funciona. Vamos experimentar essa ferramenta? 

2º- Agora que você explorou essa ferramenta, mãos a obra... é hora de produzir!

3º- Acesse o fórum e realize o que lhe é proposto.
4º  Após responder ao fórum selecione o texto produzido para criarmos uma nuvem de palavras totalmente inédita. Use e abuse da criatividade!

5º- Depois que sua nuvem de palavra estiver pronta salve-a e compartilhe-a no Padlet intitulado "Mulheres em desvantagens".

4º- Não esqueça de se identificar: coloque nome, número e série.

ATIVIDADES PROPOSTAS 2


ATIVIDADES PROPOSTAS 3:


fonte: http://www.opera10.com.br/2014/07/redacao-proposta-2014-48-igualdade-de.html

http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/08_cd_pr.pdf