sábado, 24 de outubro de 2015

Introdução aos estudos do Trabalho


A palavra "trabalho" tem sua origem no vocábulo latino " Tripallium " - denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus ( pallium ). Desse modo, "trabalhar" significa ser torturado no  tripallium

Quem eram os torturados? Os escravos e os que não são sãos podem pagar os impostos. Assim, quem "trabalhava", naquele tempo, era como pessoas destituídas de posses. 

A partir daí, essa ideia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros etc. Tal sentido foi de uso comum na Antiguidade e, com esse significado, atravessou quase toda a Idade Média. 

Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de "aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim". 

Com uma especialização de atividades humanas, a teoria da evolução cultural da humanidade, a palavra trabalho tem sido uma série de diferentes significados, de modo a fazer o discurso, no Dicionário de "Aurélio", a dedica v e várias expressões idiomáticas. (Pesquisa de Augusto Nivaldo Trinos.In Revista "Educação e Realidade").


ATIVIDADE PROPOSTA:


FONTE: http://www.cafecomsociologia.com/2013/08/introducao-aos-estudos-do-trabalho.html