terça-feira, 4 de junho de 2019

Controle parental

Resultado de imagem para CONTROLE PARENTAL QUANTO AO USO DA TECNOLOGIA: PREVENÇÃO OU INVASÃO DE PRIVACIDADE DAS CRIANÇAS?Diante de tantos tristes acontecimentos que noticiamos todos os dias envolvendo crianças e adolescentes na internet, há que se pensar, de quem é a responsabilidade por tudo isso.

Expostos a todo tipo de crimes, jogos, desafios e dias e noites inteiras navegando e explorando conteúdos, informações e imagens, sem nenhum limite ou restrição. O que será de nossos filhos?
Outro dia lendo uma matéria do Jornal O Globo que noticiava a morte de um menino de 13 anos me deparei com a seguinte frase e como mãe eu parei por alguns minutos para refletir sobre essa afirmação e no fim dessa reflexão, concluí que ele tem toda razão.

“Não existe respeitar a privacidade em rede social de adolescente, ele é responsabilidade dos pais até os 18 anos. Não é uma de invasão, mas sim uma forma de cuidado e carinho.” psiquiatra Fábio Barbirato, especialista em transtornos na infância e adolescência da Santa Casa de Misericórdia do Rio

Todos enquanto pais sabemos da importância de impor regras e limites e isso tem que ser válido também para o uso de TV’s, jogos, redes sociais e qualquer navegação na internet. O adolescente ainda não possui o seu desenvolvimento cognitivo avançado e a experiência em diferenciar vantagens e desvantagens e em analisar problemas e consequências ainda não está devidamente desenvolvido. Sem o norte e o gerenciamento do pais o caminho a ser seguido por eles pode não ser muito saudável e seguro.

O prognóstico positivo era de que a tecnologia apenas ajudaria a multiplicar informações e o círculo de amizades entre as pessoas e com certeza ainda há inúmeras vantagens quando se faz o bom uso da mesma, mas o fato hoje é que pelo uso indiscriminado, nunca tivemos crianças e adolescentes tão desconectados do mundo. Muitos perdem a vontade de estudar, de brincar ao ar livre, de conversar pessoalmente entre eles e de sofrer qualquer intervenção da família.

Outro ponto a ser analisado é que além de todos esses riscos na internet, há ainda problemas físicos e patológicos que são causados pelo uso excessivo em aparelhos eletrônicos. Recentemente, um pool de cientistas das universidades de Harvard (EUA), Oxford, Cambridge e Manchester (Reino Unido) informou que as novas gerações estão dormindo duas horas a menos, em média, na comparação com a década de 1960. Um dos motivos é o efeito da luz azul (blue light), emitida de forma quase imperceptível pela maioria dos aparelhos de tela, que ‘impede’ o usuário de desligar os equipamentos. Segundo a explicação dos cientistas, ao chegar na retina, à blue light dá um sinal para o cérebro interromper a produção de melatonina, que faria essa pessoa começar a ter sono.

Em outro post vamos apontar os malefícios causados pelo do uso abusivo da internet, mas neste vamos voltar para as responsabilidades.

A escola é responsável não só pela transmissão de conteúdos formais, mas também é um espaço para promover ética e cidadania além de ter um papel importante na prevenção e no apoio aos pais sobre os problemas e alterações que acontecem com os adolescentes. Da mesma forma que as escolas tiveram que se adaptar ao uso de tecnologias em suas aulas para atrair a atenção dos novos alunos conectados e acabaram por estabelecer como forma de comunicação com alunos e pais, os portais de internet, os e-mails e grupos de whatsap, ela também precisa discutir e promover ações educativas sobre os perigos on-line e envolver professores, pais e alunos na prevenção e no controle. A escola ainda pode ser responsabilizada civilmente pelo que é feito por ou com alunos dentro de suas instalações seja ela física ou virtual. (desde que ela possibilite o uso de internet em seu interior)

O proibir não é o caminho, até porque proibir implica em eliminar também os benefícios que toda tecnologia pode nos trazer e seguir certos padrões de limites e horários também podem não funcionar tão bem. É preciso analisar caso a caso, de acordo com a rotina da criança e da família, que precisa lançar mão de todos os artifícios ao seu alcance, paciência, informação, observação, conversa franca e até mesmo a própria tecnologia a seu favor, visto que hoje existem softwares no mercado capazes de direcionar os limites necessários para o bom uso da internet e suas tecnologias. Assim como a escola os pais também respondem civilmente por qualquer crime ou ato ilícito que seus filhos menores de 18 anos cometam na internet, tendo os mesmos, o dever legal de vigiar e se responsabilizar.

Por tanto vamos ficar cada vez mais atentos!

A internet é um espaço público, como ruas e praças, por isso é necessário ter atenção e cuidado para aproveitar as incríveis possibilidades com mais segurança e saber se esquivar dos riscos.


ATIVIDADE PROPOSTA

Resultado de imagem para FÓRUM- DESENHO

ATIVIDADE EXTRA: 

Acesse o link e realize a atividade.