sexta-feira, 13 de março de 2020

Os desafios do relacionamento familiar no contexto das novas tecnologias


Imagem
A sociedade tem se deparado com enormes mudanças nas relações familiares pelos efeitos causados através do uso intensivo de aparatos tecnológicos. Hoje, o cotidiano familiar se aproxima do ambiente de trabalho. Alguns modelos de gestão empresarial são trazidos para o lar, como por exemplo, as pessoas passaram a terceirizar tarefas domésticas, o transporte dos filhos à escola ou à passeios, os cuidados básicos com as crianças, isso é muito freqüente devido à necessidade de demonstrar um maior desempenho no emprego e por isso os pais ficam ausentes de casa na maior parte do tempo ou estendem seu trabalho ao lar. Aí entra a falta de tempo livre para a convivência entre pais e filhos.

Entra em cena o “complexo de culpa” dos pais e atitudes desesperadas para compensar sua ausência. Surge a ideia de que o mais importante não seria a quantidade de horas presentes com os filhos e sim a qualidade dessas horas. Será? Não dá pra ser pai ou mãe em um minuto, alguns hábitos e ações precisam de tempo para ser construídos.

A tarefa de encontrar um tempo para se relacionar com os filhos se torna um objetivo encarado como uma tarefa de trabalho a ser executada e as “maravilhosas” ferramentas tecnológicas surgem com a finalidade de promover essa relação.

A sociedade em rede, citada por Manuel Castells, é resultado das mudanças ocorridas em diversos âmbitos da existência humana, mas a internet é um ponto crucial para o desenvolvimento desse tipo de sociedade, e é nessa plataforma que se tem dado a relação familiar, é onde os conflitos surgem e terminam.

Juntamente com as ferramentas para comunicação à distância, temos alguns aparatos que ajudam os pais a saberem o que os filhos andam fazendo durante sua ausência, esse é um típico exemplo da sociedade de controle, citada por Gilles Deleuze. Assim como as empresas usam esses recursos para saber como os funcionários usam a internet, por exemplo, a tecnologia fornece aos pais a sensação de que, mesmo ausentes, conseguem controlar a vida de seus filhos e estar por dentro do que acontece com eles.

A família é uma instituição disciplinar e suas relações oferecem base para a construção educativa e das identidades de um indivíduo, porém a família também é uma instituição de controle e as tecnologias trouxeram novas relações de poder entre pais e filhos. Hoje, existem vários tipos de softwares que enviam relatórios periódicos aos pais descrevendo tudo o que os filhos fazem no mundo virtual. Antes, os pais escutavam conversas telefônicas ou liam o diário dos filhos.

De fato, o modelo de sociedade está em constante transformação, da modernidade à contemporaneidade temos um processo de transição entre a sociedade disciplinar, citada por Michel Foucault, para uma sociedade de controle citada por Gilles Deleuze. Saímos de um cárcere total para o controle aberto e contínuo. A família é uma parcela dessa sociedade que acompanha essa transição diretamente influenciada pela tecnologia.

Fernanda Garcia

QUESTÕES PARA DEBATE

1- Como as famílias estão constituindo suas interações e seus laços afetivos em um mundo em que o as pessoas se veem cada vez menos?

2- A relação entre as pessoas e as tecnologias é muito complexa e as fronteiras entre o mundo real e virtual estão cada vez mais indefinidas. Diante disso fica a dúvida: afinal, são as pessoas que “dominam” as tecnologias ou as tecnologias que estão “dominando” as pessoas?

3- Até que ponto o mundo da tecnologia deve ter influência nas nossas vidas?

4- É possível viver sem tecnologia?

5- Oque fazer para a tecnologia ser uma boa influência nas relações familiares?

6- É cada vez mais comum pais ligarem o laptop com desenhos infantis em frente ao bebê enquanto fazem refeição “em paz” por alguns minutos. O pequeno fica hipnotizado, imóvel, dentro do carrinho de bebê enquanto assiste ao desenho. 

a) vale introduzir a eletrônica tão cedo na vida do filho? 

b) Será que não há um passatempo mais comunicativo e interessante para apresentar? 

7- Que espaço está ocupando a internet na sua família? 

ATIVIDADE PROPOSTA
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: "Os desafios do relacionamento familiar no contexto das novas tecnologias". Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.