segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Dominação – Como ela é encarada pela Sociologia

Resultado de imagem para conceito de dominaçãoO conceito de dominação
Em sociologia, a dominação é uma situação que gera relações assimétricas de comando entre os indivíduos. Existem múltiplas dominações inscritas nas relações de poder. Quando falamos de “dominação” podemos pensar nas palavras de poder, autoridade, classes sociais, colonização, racismo, sexo e gênero, etc.
E você, a que você pensa quando digo esta palavra?
Diferentes famosos sociólogos falam deste conceito, como Karl Marx, Max Weber ou Pierre Bourdieu. Os três sociólogos têm visões muito diferentes relativas ao conceito de “dominação”. Karl Marx fala de dominação da burguesia sobre o proletariado. Max Weber apresenta três formas que explicam porque um indivíduo pode ser dominado. E, Pierre Bourdieu é o autor do conceito de dominação simbólica, explicaremos o que é, e o papel das mulheres como indivíduos dominados a seguir.
A dominação segundo os sociólogos
Resultado de imagem para karl marxKarl Marx falou da luta das classes entre a burguesia e o proletariado. Esta desigualdade entre as duas classes sociais se dividem em duas características principais. Primeiro, pela consciência de pertencer a esta classe (Karl Marx chama isso de “a classe como sendo a sua”). Segundo, pela posição social que ocupa o indivíduo. A burguesia explorou os proletariados, assim, se podia ver um tipo de dominação através de conflitos sociais. Porém, para lutar contra este poder da burguesia, os proletariados, em situação de pauperização, decidiram fazer uma revolta a fim de melhorar este contexto relativamente inaceitável segundo eles. Para Marx, o proletariado é uma classe revolucionária.
Resultado de imagem para Max Weber,Max Weber, apresenta a dominação como uma “sorte de encontrar pessoas determinadas e prontas para obedecer a uma ordem de conteúdos determinados”. Para que um individuo obedeça, a dominação tem que ser legitimada por uma crença social. Max Weber apresenta três tipos de dominações em função de diferentes legitimidades: a dominação carismática, a dominação legal racional e a dominação tradicional.
– A dominação carismática se explica pelas virtudes de um indivíduo. Se um indivíduo nos parece como um “herói”, vamos ter mais confiança nele, e ser mais facilmente dominados. Os homens políticos utilizam este carisma para ter um poder de convicção.
– A dominação legal racional depende da crença nas legalidades das regras. Os indivíduos pensam respeitar as leis, mas, na verdade, respeitam também o indivíduo que gera as leis.
– A dominação tradicional se explica pelo caráter sagrado da tradição. Por exemplo, a dominação do chefe de família na sociedade patriarcal é um exemplo de tipo de dominação tradicional.
Segundo Pierre Bourdieu, na sociedade, os indivíduos ocupam diferentes posições sociais no espaço social: existem dominantes e dominados. Pode ser que em um momento você seja dominante, e depois dominado. Assim você muda de “lado”. 
Resultado de imagem para Pierre BourdieuPierre Bourdieu fala de “dominação simbólica”.  A dominação simbólica é, por exemplo, o controle da língua. Um individuo que tem um capital cultural alto, faz um comentário legítimo  (um “bom” comentário) sobre uma exposição de pintura, por exemplo. É um meio para mostrar a sua dominação simbólica.
Também, Pierre Bourdieu fala das mulheres como indivíduos dominados. Este sociólogo escreveu um livro que se intitula “A dominação masculina”. Nesta obra, ele tenta explicar porque as mulheres são tão dominadas. Neste caso, Pierre Bourdieu explica que esta dominação é uma violência simbólica, tendo em vista que esta dominação é invisível. Segundo ele, a mulher incorporou as normas sociais relativas ao seu gênero desde a sua infância.

fonte: http://www.sociologia.com.br/dominacao-como-ela-e-encarada-pela-sociologia/

ATIVIDADE PROPOSTA:

Resultado de imagem para kahoot- imagem]

Acessem o site https://kahoot.it/#/ e digitem o código PIN que o professor distribuirá para que possa realizar a atividade proposta. 

ATIVIDADE AVALIATIVA




ATIVIDADE EXTRA:

Realize a leitura do texto a seguir acessando o link disponibilizado e faça uma síntese do mesmo.