terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Resultado de imagem para estupro













Acesse o link e realize a leitura para realizar a atividade


Cartilha informativa sobre abuso sexual contra a criança e o adolescente. de Aline Kelly

MATERIAL COMPLEMENTAR
Resultado de imagem para material complementar

ATIVIDADE EXTRA


SEMINÁRIO


O aluno realizará a leitura individualmente. Faça a leitura do tema escolhido. Em seguida faça a explanação para a turma. 

ATIVIDADE PROPOSTA 


Resultado de imagem para folder
Confeccione um fôlder explicativo sobre o estupro contendo os seguintes tópicos:
  1. Abuso e exploração sexual 
  2. Estupro na legislação brasileira 
  3. Prevenção e Orientação a vítima de Estupro 
  4. Atendimento médico às vítimas de violência sexual 

Caso tenha dúvidas como confeccionar um fôlder acesse o site abaixo:
















fonte: http://www.sociologia.com.br/o-estupro/

O que é a sociologia?


Resultado de imagem para sociologia desenhoO que é a sociologia?

Você já se perguntou o que é realmente a sociologia? Em geral, as pessoas têm uma ideia bastante geral sobre esta pergunta. Porém, concretamente, explicar o que é, aparenta ser mais complicado do que parece ser. Vamos esclarecer esta pergunta aqui, e depois deste artigo e do vídeo inserido nele, você irá saber exatamente, de forma clara e simples, o que é a sociologia.

1. Quem criou a palavra “sociologia”?

A palavra “sociologia” foi criada por Auguste Comte, um filósofo francês. Ele criou a palavra “sociologia”, “socio” do latim “sociedade” e “logia” do grego, ciência. Então, a primeira ideia da sociologia foi criar a “ciência da sociedade”.

2. O que estuda a sociologia?

Agora sobre o que a sociologia estuda… Estuda os fatos sociais, ou seja, os fenômenos, os comportamentos, as representações ideológicas, religiosas, as maneiras de pensar, de atuar, de sentir, etc. dos indivíduos numa sociedade. Trata das relações, das ações e das representações sociais produzidas pelos grupos sociais. Podemos distinguir dois campos diferentes de estudo na sociologia que permitem conhecer mais o funcionamento da sociedade: A sociologia que trata do funcionamento real das instituições e a sociologia que trata das relações entre os indivíduos e as instituições.

3. A que se interessa a sociologia?

Se interessa principalmente pelas relações entre os indivíduos que pertencem à mesma sociedade. Para dizer de maneira mais simples, o que ocorre na sociedade pode ser tratado na sociologia. Existem diversos campos a serem tratados na Sociologia. Podemos falar das desigualdades na escola, do stress no trabalho, da violência urbana, etc. Por isso, existem diferentes categorias de áreas, como a sociologia da educação, a sociologia urbana, a sociologia da saúde, a sociologia econômica, a sociologia jurídica, a sociologia financeira, a sociologia do trabalho, a sociologia da família, etc. Por exemplo, a sociologia pode tratar da delinquência, da exclusão social, da organização do trabalho, da homossexualidade, da família, etc. Ela tenta procurar como as sociedades funcionam e se transformam para controlá-la e modificá-la. Por isso, a sociologia procura também as dificuldades de funcionamento.

4. Se eu tenho minha própria opinião sobre um fenômeno social, sou um sociólogo?

O problema da sociologia é que cada pessoa tem a sua própria opinião sobre os fenômenos sociais, sobre a sociedade. Porém, a diferença com o sociólogo é que ele é um cientista, então, tem de demonstrar de maneira científica os fatos reais, e não só o que ele pensa.

Na verdade, podemos enquadrá-la como uma ciência humana e social. A sociologia não é uma ideologia, não é uma literatura mas é uma ciência. O sociólogo vai se aproximar da realidade social. Quando vai dar o seu ponto de vista, ele vai pesquisar e verificar os fatos antes de falar. Como disse Peter Berger, “O sociólogo estuda grupos, instituições, atividades que os jornais falam todos os dias. A sedução da sociologia provem de ela nos fazer ver sob uma outra luz o mundo da vida cotidiana no qual todos vivemos”.

5. O que faz o sociólogo?

O sociólogo sempre tenta compreender os mecanismos das atividades humanas, as relações entre os indivíduos ou os grupos sociais. Para compreender a sociedade, na maioria do tempo, o sociólogo faz estudos de campos para fazer observações, perguntas… em função da sua metodologia que ele mesmo escolheu.

6. O sociólogo faz um trabalho social?

O sociólogo não faz um trabalho social. Na verdade, o trabalhador social procura soluções para os problemas sociais. O sociólogo não tem esta finalidade. Porém, é verdade que o conhecimento do sociólogo pode ajudar. Mas, o sociólogo não existe para propor soluções, ele esta aqui para procurar, compreender, investigar e interpretar.

7. Qual é a diferença entre sociologia e psicologia?

A diferença é que a sociologia estuda grupos de indivíduos, enquanto a psicologia se interessa só a um único indivíduo. Então, a sociologia estuda a maneira que a sociedade se forma e se transforma. Para isso, a sociologia estuda as instituições, os grupos sociais e as interações entre os indivíduos. Na verdade, a sociologia estuda a vida social. Enquanto que a psicologia estuda só o comportamento, as ações e as crenças de um determinado indivíduo.

8. Onde pode trabalhar um sociólogo?

O sociólogo pode ser professor nos cursos do ensino Médio ou coordenar cursos no ensino superior em função do seu nível de ensino. Pode publicar seus resultados em revistas especializadas, colunas de jornais, sites, etc. Os mesmos podem trabalhar também, nas funções relativas à política local, regional e nacional, nos ministérios, nas instituições sindicais, associativas e patronais, nas gestões de empresas publicas, nas ONGs e nas empresas privadas, geralmente para trabalhar sobre projetos sociais. Pode exercer funções como assessoria e prestação de consultorias, mediação de conflitos, levantamento de dados para o diagnóstico e análise de programas de educação, trabalho, etc; elaboração e edição de textos para material didático na área da Sociologia.

9. Quais são as qualidades de um sociólogo?

O sociólogo precisa ter curiosidade para saber mais coisas sobre a sociedade e a respeito dos indivíduos que nela atuam. Além disso, deve ser objetivo para produzir um trabalho justo. Não deve escutar seus preconceitos. O sociólogo é rigoroso para verificar o que ele pensa. É também uma pessoa inovadora, que tenta se perguntar coisas que os outros não se perguntavam antes. Precisa desta capacidade de se colocar na situação de outras pessoas.

Também, é característica fundamental ao sociólogo gostar de ler, pois passa muito tempo em contato com os livros, sejam as atualidades ou as obras de outros sociólogos. E, com certeza, o sociólogo deve gostar de escrever para explicar o que ele estudou, para explicar os seus resultados.

10. Para que serve a sociologia?

A sociedade é cada vez mais complexa, então existem, cada vez mais, fenômenos sociais que não são tratados. Então, a sociologia é uma ciência sempre necessária para poder analisar os novos fenômenos sociais, para ajudar as instituições, os grupos, a conhecer melhor as desigualdades, a vida social, as normas, a cultura, as crenças, as representações, etc.

Nós, sociólogos, somos encarregados de fazer as perguntas-chaves a fim de tentar encontrar soluções para baixar os problemas sociais como a violência, a exclusão social, etc. Para melhorar o mundo, temos que lhe compreender. A sociologia está aqui também para isto. A um nível mais individual, a sociologia permite ter crenças e visões mais justas sobre o mundo, mais próximas da realidade social, porque são justificadas. A sociologia nos permite ter cuidado àquilo que podemos assistir na televisão, por exemplo, também permite ter um melhor conhecimento sobre si próprio. Por exemplo, com o estudo da sociedade, podemos compreender nossas crenças, comportamentos, escolhas e até mesmo razões de nossos comportamentos que costumamos ter, etc.

Assista o  vídeo abaixo intitulado “o que é Sociologia?”



ATIVIDADES PROPOSTAS:

1º momento: Realize um esquema em forma de mapa conceitual sobre o texto:
Resultado de imagem para MAPA CONCEITUAL- DEFINIÇÃO DE SOCIOLOGIA

2º momento: Utilize o programa Cmap tools introduzindo o esquema montado na aula anterior.

fonte: http://www.sociologia.com.br/o-que-e-a-sociologia-em-10-pontos/