terça-feira, 2 de junho de 2020

Coronavírus: sociedade diante do espelho

Coronavírus: sociedade diante do espelho - Agência Envolverde
por Pablo Santoro, especial para a IPS – 

Este é um artigo de opinião de Pablo Santoro, professor de Sociologia. Departamento de Sociologia: Metodologia e Teoria, Universidade Complutense de Madrid.

MADRI, 16 de março de 2020 (IPS) – Em 2011, um grupo de especialistas elaborou um relatório, a pedido da Comissão Europeia, para avaliar a abordagem da emergência devido ao vírus H1N1. Foi um dos predecessores das pandemias de gripe do coronavírus atual e seu gerenciamento pelos poderes públicos foi objeto de críticas, incluindo, segundo se dizia, excesso de zelo que gerou um estado desnecessário de pânico social.

Uma das conclusões do relatório foi a falta de conselhos específicos nas ciências sociais: enquanto epidemiologistas, virologistas e especialistas em doenças infecciosas eram imediatamente utilizados, o mesmo não acontecia com outras disciplinas – comunicação, sociologia, economia, filosofia política, ética – cujo conselho teria ajudado a concentrar melhor a resposta a essa crise.

Quero pensar que, no momento, em que a pandemia de coronavírus representa uma emergência global incomparavelmente superior a ela, as autoridades internacionais estão levando em consideração a ajuda que outras formas de conhecimento podem oferecer além do conhecimento estrito. biomédica.

Mas talvez eles também possam nos oferecer algumas lições que nos permitem enfrentar melhor o que nos espera, pelo menos, a teoria sociológica e as outras ciências sociais e humanas com as quais ela dialoga, e isso é o que me preocupa.

A sociologia do coronavírus

A primeira coisa que a sociologia pode fazer é ajudar a tornar visíveis alguns aspectos da vida social que às vezes passam despercebidos, mas que o coronavírus está dolorosamente evidenciando:
A centralidade social do trabalho invisível e como ele é distribuído de maneira desigual por gênero, idade, etnia e outras categorias sociais.
O efeito da desigualdade social e das diferenças de classe e capital (econômicas, mas também sociais, educacionais etc.), que gerarão conseqüências extremamente díspares, não apenas na medida em que são determinantes sociais da saúde , mas em maneiras de lidar com medidas como o fechamento de escolas ou a promoção do teletrabalho e do e-learning .

Outras perspectivas sociológicas nos permitem focar em questões mais específicas:
A microssociologia das saudações e outras interações do dia-a-dia que normalmente tomamos como garantidas (e que, embora em alguns casos gerem proposições inteligentes , para muitos de nós estamos se tornando um assunto perturbador: apertem as mãos, beijem, fiquem um metro de distância?).
As novas formas de colaboração científica aberta, que são tão relevantes na pesquisa sobre o vírus e que, segundo a sociologia da ciência, mudam profundamente a maneira como as comunidades científicas se organizaram.
Ou as descrições que a sociologia nos oferece das novas formas familiares em sociedades avançadas, nas quais cada vez mais avós e avós assumem o papel de cuidadores diários de seus netos (e que hoje geram tantas angústias pela possibilidade de infectá-los) inadvertidamente).

O fato social total

Algumas teorias sociológicas mais complexas nos dão idéias para entender a especificidade histórica do momento em que estamos vivendo e que o coronavírus torna, se possível, mais urgente:
Conceitos como a “ sociedade de risco ” de Ulrich Beck, que aponta a ambivalência de nossas sociedades tecnocientíficas, onde a inovação tecnológica é uma fonte de ameaças (por exemplo, na rápida disseminação de rumores e notícias falsas sobre o vírus através de redes sociais) e uma ferramenta para sua solução (já que as redes digitais também são os principais meios para as autoridades informarem a população);
O papel que Anthony Giddens atribui a sistemas especialistas (estatísticas, cálculos, fontes científicas, dados …) na modernidade reflexiva , sem a qual nem estaríamos cientes da magnitude da pandemia, mas que também levanta numerosos dilemas éticos e políticos;
As abordagens da teoria ator-rede , que considera os agentes não humanos como agentes de pleno direito do COVID-19 na mudança social;
Ou, em uma reflexão que se sobrepõe à emergência climática (a outra questão planetária que agora parece injustamente colocada em segundo plano), as abordagens ecofeminista, pós-humanista e multiespécies , que nos oferecem uma visão do mundo como uma totalidade imbricada na qual Todas as entidades do planeta se co-produzem e para as quais os dualismos clássicos, como natureza / sociedade, deixaram de funcionar, se é que alguma vez o foram .

Eu poderia apontar muitas outras questões sociológicas que o coronavírus mobiliza, desde as transformações digitais do tecido produtivo aos sinais de racismo vivenciado por cidadãos de origem chinesa, da sociologia da tecnologia (com novos usos de drones e novas técnicas de diagnóstico, como controle temperatura, mas também novas formas de controle e vigilância) até o papel das imagens culturais (como podemos evitar que passamos quinze anos com uma avalanche de filmes sobre epidemias e zumbis?).

E é que o coronavírus está se mostrando um “fato social total” , um conceito cunhado pelo sociólogo e antropólogo francês Marcel Mauss para se referir a esses fenômenos que colocam em jogo a totalidade das dimensões do social. 

(Sobre) morando juntos

Antes de terminar, porém, eu queria destacar outra utilidade, neste caso cívica ou política, se você preferir, da perspectiva sociológica.

Se a história social das epidemias nos ensina, e também todos os estudos culturais sobre epidemiologia, imunologia e doenças infecciosas, é que aqui está em jogo um problema fundamental da sociologia: como (conviver). O que nos une e o que nos separa.

Um dos efeitos mais imediatos em qualquer surto é a exacerbação – material e simbólica – da diferenciação social, a multiplicação das linhas divisórias entre “nós” e “os outros” (entre saudáveis ​​e doentes, entre aqueles que estão bem e aqueles que estão bem). eles têm “patologias anteriores” ou pertencem a “grupos de risco”, entre aqueles que têm recursos e apoios e aqueles que não os têm, entre “aqueles daqui” e “aqueles de fora”, etc.).

Essas diferenças deslizam muito facilmente no discurso social em direção a uma distinção entre “inocente” e “culpado”, como mostram todos os exemplos históricos, da peste bubônica ao HIV / AIDS.

Compreendendo os apelos à responsabilidade individual e a importância do “ distanciamento social ” como forma de combater a disseminação do vírus, também estou extremamente preocupado com o seu potencial de questionar os laços que nos unem.

Talvez temporariamente, se os médicos recomendam, novas fronteiras, novas distâncias devem ser geradas, mas – e esta é, na minha opinião, a lição mais importante a ser lembrada de uma sociologia do coronavírus – também devemos estar muito atentos aos perigos tão abismal que eles podem se esconder entre eles.

Este artigo foi publicado originalmente pela The Conversation .

ATIVIDADE PROPOSTA

Você sabe o que são Fake News? 

De acordo com o site “Mundo Educação”, apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.

As Fake News são muito perigosas, pois muitas pessoas não conseguem identificá-las e passam a acreditar no que leram, ouviram ou viram e tomam decisões influenciadas por essas notícias. Você sabe como identificar uma Fake News? Preocupados com a disseminação dessas notícias, muitos sites têm divulgado maneiras de identificar as Fake News. Realize uma pesquisa em diferentes sites e procure dicas de como fazer para não cair nessa cilada!



Agora que você já sabe o que são Fake News e como identificá-las, responda: 

a- Você já viu, ouviu ou leu uma Fake News? Sobre qual assunto? 
b-  Você considera que essa notícia falsa pode trazer algum tipo de problema para alguém? Por quê?
c- Você compartilha as notícias que recebe nas redes sociais?
d- Você checa se uma notícia é verdade quando recebe pelo WhatsApp?
e- Como você falaria para a pessoa que te mandou uma notícia que aquela informação está incorreta?

ATIVIDADE EXTRA

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ATIVIDADE AVALIATIVA