sábado, 17 de setembro de 2016

1º ano- Consciência Negra- Projeto Interdisciplinar

A Consciência Negra representa a luta dos negros contra a discriminação racial. É a reflexão sobre a posição dos negros na sociedade, diante de um longo período de preconceito, sofrido pelas gerações que sucederam a época de opressão.

No Brasil, o dia 20 de novembro foi instituído como o "Dia da Consciência Negra", em homenagem a data da morte do líder negro "Zumbi", que lutou contra a escravidão no Brasil.
Dia da Consciência Negra

Como chegamos ao Dia da Consciência Negra?

As diversas nações africanas não se conheciam como negros e sim como Banto, Haúça, Niam, Fulas, Kanembu etc. Os primeiros africanos trazidos para o Brasil como escravos aqui chegaram em 1532. A abolição do tráfico negreiro deu-se em 1850, pela Lei Eusébio de Queiroz.

Após a abolição formal da escravidão no dia 13 de maio de 1888, a busca da "liberdade" dos negros jamais cessou. O sentimento de discriminação sentido por todos os lados tornou o negro excluído da sociedade, marginalizado no mercado de trabalho.

Essa exclusão foi aos poucos se diluindo. Mas o negro optou por uma celebração simbólica dessa luta constante do negro para sua libertação. A criação de um dia comemorativo da Consciência Negra é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para a formação da cultura brasileira.

No dia 9 de janeiro de 2003, a Lei Federal 10.639 instituiu o "Dia Nacional da Consciência Negra", no calendário escolar. O ensino da cultura afro-brasileira passou a fazer parte do currículo das escolas em todo o país.

fonte: https://www.todamateria.com.br/consciencia-negra/


Atividade Proposta:
Resultado de imagem para webquest
1- Acesse o link abaixo da Webquest e realize a Atividade Proposta:
https://sites.google.com/site/webquestsenatore/

Nenhum comentário:

Postar um comentário