quarta-feira, 18 de março de 2015

Tipos e Origens das Mudanças Culturais

Parte da definição de cultura é que ela não é uma constante. Ela muda constantemente, conforme os indivíduos e grupos de pessoas se adaptam à novas situações, tecnologias, ambientes e ideias. Como resultado das experiências coletivas, as mentalidades e os hábitos das pessoas que moram perto uma das outras, tradições, práticas e produtos são criados. No século XXI, as culturas continuam mudando.

Fatores e Agentes de Mudança

Não é possível encontrar uma causa ou agente único que se possa considerar exclusivamente responsável ou determinante pelos acontecimentos sociais. No domínio do social, existe sempre uma multiplicidade de causas que, interagindo, produzem situações complexas, implicando, por sua vez, repercussões em diferentes domínios sociais.É nesta convergência de factores que se deverá procurar não a causa, mas o conjunto das causas que permitiram o desencadear do processo de mudança. 

Fatores Geográficos:

Em resultado de cataclismos, secas, inundações, pragas, etc, tem-se assistido a grandes êxodos da população rural dos países do Terceiro Mundo. Esta não se encontrando preparada para o exercício de atividades profissionais mais exigentes, acaba por constituir uma mão-de-obra desqualificada e mal paga, sendo obrigada a viver em péssimas condições higiênico-sanitárias e sociais, o que tem provocado alterações nas estruturas sociais das grandes cidades. Este fenômeno é igualmente observável nos países em vias de desenvolvimento onde a agricultura é uma atividade em declínio afastando as populações para os centros urbanos em ascensão.
Fatores Demográficos: Variações nas taxas de crescimento populacional ou grandes êxodos populacionais podem originar situações de mudança social. (ex: emigração inglesa para a América) Antigamente, os emigrantes provocavam grandes alterações no modo de vida das populações autóctones. Hoje em dia, os emigrantes, por contacto com as culturas dos países para onde emigraram, trazem as sementes da mudança para os países de origem.

Fatores Políticos e Sociais:

Fatores como a luta de classes ou o conflito político, a ação das elites sociais ou o aparecimento de movimentos sociais portadores de valores e modelos culturais diferentes constituem exemplos de forças capazes de despoletar situações de mudança. As mudanças decorrentes do 25 de Abril de 1974 são bem representativas da ação decisiva de uma causa de natureza política. 


Fatores Culturais: 

A evolução das ideias: subcultura e contracultura Na vida social, os indivíduos relacionam-se dinamicamente. Quer se enquadrem na ordem social vigente, quer a contestem, os indivíduos, ao relacionarem-se entre si, refazem a cada dia o tecido social. Nesta teia de relações que entre eles se estabelece podem residir os embriões da mudança.Ao colocar em contato comunidades de indivíduos portadores de culturas diferentes, poderão ocorrer alterações no comportamento de uns e de outros que se concretizam, naturalmente, em futuros processos de mudança cultural e social. 

Subcultura – Conjunto de relações e traços culturais que, simultaneamente, afasta e aproxima certos grupos da sociedade global, não pondo em causa a cultura dominante.Quando deparamos com uma subcultura, somos levados a identificar um grupo que, apesar de produzir a sua cultura, não se afasta, de forma significativa, da cultura dominante, antes dela acolhe e assimila inúmeros traços, ao mesmo tempo que contribui para a evolução da cultura dominante que assimila, por sua vez, alguns dos traços das subculturas.Desta forma, as subculturas podem constituir-se como factores de mudança cultural e social. 

Contracultura – 

Indivíduos e grupos que, não só se afastam dos modelos de comportamento socialmente aceites, como os rejeitam e contestam radicalmente, ao mesmo tempo que apresentam uma alternativa cultural à que é dominante. A contracultura não representará portanto a negação pura e simples da cultura tradicional, antes pressupõe a existência de uma alternativa cultural. O fenômeno da contracultura assim considerado exige que os indivíduos conheçam e interpretem a cultura dominante, para poderem colocar-se «contra» ela e construírem uma outra, assente em valores culturais bem distintos. 

Aculturação-

O termo aculturação designa um processo pelo qual duas ou mais culturas diferentes, entrando em contacto contínuo entre si, originam mudanças importantes numa delas ou em ambas.Além da aculturação, uma série de conflitos mentais entre os indivíduos pertencentes a essas culturas pode ocorrer. Esses conflitos têm origem na insegurança que as pessoas sentem diante de uma cultura diferente da sua: aqueles que não conseguem se integrar completamente em nenhuma das culturas que os rodeiam ficam a margem da sociedade. A esse fenômeno dar-se o nome de marginalidade cultural. Como exemplo temos, no interior de São Paulo caingangue descaracterizados culturalmente, eles não conhecem mais nada do seu passado, não se lembram de sua língua, de seus cantos, de sua dança e de suas antigas praticas de trabalho. Também não estão incorporados à cultura que os cerca. Eles são mansos e tristes.

Mudanças endógenas e exógenas

Forças endógenas ou internas: são aquelas que têm sua origem no interior da própria sociedade. Entre essas forças, estudaremos as invenções; 

Forças Exógenas ou externas: são as que provêm de outras sociedades, como é o caso da difusão cultural.    
- Invenções 
- Descoberta é a aquisição de um novo conhecimento, de uma informação nova; 
- Invenção é o elemento ativo, a aplicação da descoberta; 
- Dizemos: descoberta da eletricidade e invenção da lâmpada; descoberta da energia atômica e invenção da bomba atômica; 
- Toda invenção é produto de uma sociedade determinada, embora não seja criação da sociedade em seu conjunto; 
- A sociedade fornece as bases para o surgimento da invenção, pois todo inventor utiliza o conhecimento acumulado de sua cultura; 
- As invenções são geradas pela combinação do patrimônio cultural da sociedade com determinadas necessidades sociais.

Difusão cultural 

- A língua que falamos, a religião que seguimos, muitos utensílios e máquinas que usamos não se formaram nem foram inventados no Brasil; 
- É a difusão que aumenta e expande a cultura das várias sociedades e acelera o ritmo da mudança; 
- No processo de difusão, o prestígio da cultura doadora também é um dado importante na assimilação de valores pela cultura receptora; 
- Importância da globalização

ATIVIDADES PROPOSTAS

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura 
http://ha2sem3.blogs.sapo.pt/1211.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário